TCC no Ensino Fundamental, que tal?

Quando um estudante de Ensino Superior chega ao fim do curso, ele precisa fazer o TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) para poder garantir a sua formação. Para muita gente, é um processo, digamos, sofrido, mas o orgulho e a satisfação são enormes ao final. Não é assim?

Mergulhar em um tema, trabalhar com pesquisa, fazer o material e ainda apresentar dá um trabalho enorme, mas também traz um aprendizado sem igual. Quem faz, expande seu conhecimento.

A pesquisa, o planejamento e a investigação agregam tanto que o Colégio Alicerce decidiu antecipar esse processo na vida de seus alunos. Na escola, os benefícios e o “frio na barriga” para apresentar o resultado começa no 9º ano.

capturarO projeto no Ensino Fundamental tem enriquecido o aprendizado e não deixa de ser um preparo para o que eles vão viver no futuro. A diretora Valéria Veiga explica que a ideia é trabalhar com temas da atualidade e, depois de entender bem o assunto, as turmas apresentam para uma banca de professores, como acontece na universidade.

“Os temas são de livre escolha, e a cada ano, temos visto o progresso dos alunos na realização deste trabalho. O olhar deles tem sido despertado para a pesquisa científica e eles desenvolvem a crítica, a reflexão, o trabalho em equipe e a autonomia”, ressalta.

Entre os temas deste ano, estão: “A cidade de São Paulo e seus desafios como uma grande metrópole”, “As epidemias dos últimos tempos no Brasil”, “Novos modelos de educação no Brasil: uso das novas tecnologias e educação á distância”, “Política como disciplina na grade curricular do ensino fundamental e ensino médio”, “Os limites entre estética e saúde”, “O Brasil em meio aos escândalos de corrupção”, “A escrita nas redes sociais”, “A escrita nas redes sociais”.

“Eles foram a fundo nes
ses temas e entenderam o que é ter uma visão mais aprofundada sobre um assunto, o que é uma resolução de problema, como selecionar informações”, acrescenta.

COMO FAZER NA MINHA ESCOLA

As etapas não são complicadas. Trabalhe em grupos, discuta e defina temas atuais, que faça sentido para os alunos; dê tempo para a realização da pesquisa e do trabalho. O professor orientador terá papel fundamental para direcionar o processo e acompanhar o resultado.

INSPIRE-NOS

Ter contato com a pesquisa científica com esse nível de trabalho só irá deixar seu aluno mais seguro no Ensino Médio e mais preparado para a Universidade.

E aí, qual impacto você quer causar no mundo como escola, aluno, gestor ou professor?

Conte-nos uma iniciativa inspiradora da sua escola aqui e vamos publica-la no blog.