Fique de olho nos jogos online

Saiba quais pontos de atenção você deve ter quando o assunto é internet

pablo-1

Seu filho vai usar a internet, vai jogar, vai pesquisar e conhecer pessoas no mundo virtual. Essa é uma realidade. É praticamente impossível evitar a internet nos dias de hoje.

Uma pesquisa realizada pela TIC Kids Online Brasil, em 2014, apontou que o hábito de usar a internet diariamente é comum em 81% das crianças e adolescentes brasileiros – seu filho certamente faz parte desse grupo.

Não é à toa que muitas escolas se apoderaram desse canal para tornar o aprendizado mais interessante. As ferramentas tecnológicas ajudam muito em sala de aula.

Professores já estão lidando de forma bem tranquila com o uso de jogos e aplicativos na escola. E o resultado são alunos mais interessados e motivados.

Com tantos benefícios, quais pontos de atenção você deve ter, então? Aqui abaixo listamos alguns:

– É importante monitorar por quanto tempo ele utiliza as ferramentas. Estudos recentes mostram que o foco no mundo virtual por tempo excessivo trará consequências no futuro – os jovens tendem a socializar menos.

– Passa muito tempo jogando? Saiba com quem ele está jogando e quais jogos prefere. A morte de um adolescente trouxe o alerta recente do “Jogo da asfixia” ou Choking game, uma brincadeira perigosa e divulgada pela internet. Os participantes usam cordas, cintos, lenços ou qualquer outro objeto para cortar o suprimento de oxigênio para o cérebro, desmaiar e, em seguida, acordar em estado de euforia. Esse tipo de jogo merece atenção.

– Conheça e fale sobre os perigos desse e de outros jogos. Oriente e traga opções saudáveis para o dia a dia.

Uma conversa franca é o melhor caminho. Alerte para que seu filho não confie plenamente em quem está do outro lado de uma sala de bate-papo, ou de um jogo, por exemplo.

Os adolescentes buscam sua própria identidade. Nesta fase, é natural eles focarem em seu próprio mundo, amigos e descobertas. Não é fácil se inserir nesse universo, ainda mais respeitando o espaço deles, mas esteja sempre por perto.

cta-anglo-cidadania-digital