Alunos do Ensino Fundamental legislam por um dia com o projeto “Câmara Jovem”

É essencial que os jovens entendam a relevância da democracia para o bom funcionamento da sociedade. Pensando nisso, os alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Anglo Jacareí (SP) foram incentivados a pensar maneiras de fazer a diferença, colocando a mão na massa.

Sob a orientação da coordenadora pedagógica Lucilene Randon e dos professores Douglas Elias Ferreira e Thiago Dias Santana, os alunos participaram do projeto “Câmara Jovem”. Por meio dele, a Câmara Municipal de Jacareí oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo, o cotidiano e as funções da Casa e de seus vereadores.

O projeto, criado em 2003 por meio de um decreto, tem por objetivo incentivar o interesse na participação política dos estudantes da cidade nas discussões de problemas sociais. Ele envolve as escolas do município na elaboração de projetos de lei, trazendo para a realidade dos alunos o trabalho de um vereador.

Após orientações dos professores, foi proposto aos alunos o desenvolvimento individual de um projeto de lei durante as aulas de Humanidades e Geografia que abordassem temas como a luta pela igualdade de gêneros, acessibilidade, inclusão social, infraestrutura do município, dentre outros.

Cada aluno teve que apresentar o seu projeto para os demais colegas e, em seguida, foi realizada uma votação. Nesta primeira, foram escolhidos os quatro finalistas. Em outro dia, foram realizadas as eleições finais, quando representantes da Câmara Municipal estiveram presentes no colégio para enfatizar a seriedade do evento.

“Além da criatividade no desenvolvimento dos projetos, do poder argumentativo e do respeito ao próximo, construímos juntos um clima de eleição democrática e justa, exemplos que consolidarão o futuro e o sonho de toda sociedade”, afirma a coordenadora Lucilene Randon.

Sofia Faleiros, aluna do 7º ano, foi eleita a vereadora e Ramon Diogenes da Silva, do 6º ano, seu suplente. O projeto de Sofia era focado em inclusão social e nele relata aspectos do cotidiano que excluem portadores de necessidades especiais, assim como sua luta por condições igualitárias nos espaços públicos.

Hoje, a aluna representa o Anglo Jacareí acompanhando Lucimar Ponciano, presidente da Câmara do município, em visitas à periferia, participando de reuniões e discussões pertinentes ao município.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *