Estudantes aprendem sobre gênero literário em exercício que estimula criatividade e o improviso
Quem nunca quis ser ator quando criança? Brincar de fazer filmes e peças, organizar cada parte do espetáculo e sempre se divertir. Os alunos do 6º ano do colégio Civitatis, de São Paulo (SP), tiveram a oportunidade de entender como funciona a produção das cenas através de um exercício com texto teatral.
Como parte do material estudado, o conteúdo aborda o gênero dramático e vai além. “O texto teatral é a peça no papel. Em suas linhas vão estar descritas as falas, o posicionamento do palco, o abrir e fechar das cortinas”, explica Priscila de Freitas, professora de português e redação.
Após lerem sobre o gênero, os alunos produziram um texto curto, criando um esquete que seria ensaiado e apresentado no dia seguinte, mantendo a ideia de improviso como parte do teatro. A brincadeira foi feita para fechar o tema estudado, “não ser apenas uma leitura por leitura” comenta a professora.
“A prática do texto teatral incentiva os estudantes a sentirem a diferença entre a produção do texto e a realização daquilo escrito no livro, um incentivo à criatividade para que armazenem todo o aprendizado e não fiquem apenas no abstrato”, conta Priscila. Ela cita também outra atividade aplicada com seus alunos, estimulando o pensamento de maneira divertida, com uma produção de entrevistas hipotéticas com pessoas famosas, imaginando como seriam suas respostas.
Ao fim das apresentações, os alunos se divertiram com seus esquetes e se aprofundaram no gênero teatral. “Depois da brincadeira, foi feita uma avaliação em que todos foram muito bem, eles sabiam toda a matéria. Com certeza, o exercício ajudou a fixar os conteúdos”, encerra a professora.
Se você é aluno, professor, gestor ou faz parte de alguma escola da rede Anglo, venha nos contar o que você faz para inspirar as pessoas ao seu redor. Envie sua história para nós.