Cuidar da saúde física e mental ajuda a manter o equilíbrio e contribui para o desempenho escolar

 

Prática de esportes, boa alimentação e sono adequado auxiliam no bem-estar e favorecem a concentração, a memória e o raciocínio lógico

Manter uma rotina saudável, com a prática de atividades esportivas, alimentação balanceada e período de sono adequado, é importante não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental. Cuidar desses aspectos ajuda a ter uma vida equilibrada e favorece a concentração, a memória e o raciocínio lógico, contribuindo para um melhor rendimento acadêmico.

“Nós somos seres biopsicossociais, ou seja, precisa haver harmonia entre as partes física, psicológica e social para que tenhamos uma qualidade de vida satisfatória”, diz Thiago Umberto Santiago Santirocco, assessor pedagógico do Sistema Anglo. “A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.

Ele destaca que uma forma de cuidar da saúde global é justamente atentando para essas práticas. A atividade física, por exemplo, favorece muito o desenvolvimento integral, melhorando a capacidade cardiorrespiratória e diminuindo o risco de obesidade. Se for um esporte coletivo, por exemplo, ainda promove interações sociais, que é um dos grandes pilares do ser humano.

Já uma boa noite de sono é fundamental para recuperar as energias. “É durante o sono que fixamos as informações recebidas durante o dia. O lema do Anglo, “aula dada, aula estudada” é muito favorecido quando o período de sono é adequado”, observa o assessor. “Além de uma boa noite de sono, precisamos estabelecer horários para dormir e para acordar, que auxiliam na criação de uma rotina”.

A alimentação é outro fator importante. “Ela deve ser equilibrada e em quantidade adequada para garantir um bom desenvolvimento, principalmente das crianças e jovens na fase escolar, quando irão constituir todo o seu repertório motor, cognitivo e social”, orienta Santirocco. “Como os nutricionistas sempre dizem, quanto mais colorido o prato, melhor!”

O assessor ainda ressalta que, durante esse momento de pandemia, o cuidado com a saúde física deve ser ainda mais valorizado. “Devido à necessidade de isolamento social, pode acontecer de ficarmos mais sedentários, mas não podemos deixar isso nos vencer. É muito importante mantermos o nosso corpo ativo para um bom desempenho cognitivo. Quem nunca ouviu falar da famosa frase ‘mente sã em corpo são’?”.

De acordo com ele, aliando todos esses fatores aos estudos e uma boa preparação, os estudantes têm mais chance de ter um desempenho satisfatório nos exames finais e vestibulares. “Mas não devemos esquecer que somos indivíduos biopsicossociais e, para que haja um bom resultado, precisamos estar em homeostasia nesses aspectos. O Anglo trabalha muito em cima das 10 competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e uma delas é justamente o autoconhecimento e o autocuidado, que incluir cuidar da saúde física e emocional.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *