Promover interação entre alunos de perfis diferentes estimula o aprendizado e o respeito à diversidade

Na sala de aula física ou virtual, professor deve propor dinâmicas e atividades que valorizam a colaboração, a troca de informações e a construção coletiva do conhecimento

Todas as pessoas possuem perfis distintos, que envolvem diferentes tipos de características e personalidades, que são constituídas de acordo com suas vivências, valores, crenças e realidade individual e social. Em sala de aula, com os alunos, isso não é diferente.

“Temos diversos perfis de estudantes —  introvertido, extrovertido, tímido, falante, brincalhão, altruísta, estudioso, desatento, distante, amável, irritado. Promover atividades em que todos interajam é fundamental para que possam aprender e respeitar as diferenças”, afirma Luciana Nunes, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

Entre as atividades que contribuem para a interação, ela sugere formar grupos de estudo em que os alunos sejam os protagonistas, estimular a aprendizagem entre pares e valorizar práticas que geram colaboração e nas quais os alunos podem trocar informações e construir conhecimentos juntos. Trabalhar com projetos multidisciplinares é outra possibilidade, segundo a assessora. “Dessa forma, os estudantes se empenham nos temas que mais dominam e podem compartilhar em grupo as suas experiências e vivências. Em contrapartida, podem aprender com os demais os conteúdos que têm mais dificuldades e precisam de mais estímulos.”

De acordo com Luciana, essas propostas trazem aos estudantes mais flexibilidade e maior  entendimento em relação aos diferentes perfis de pessoas que existem em um grupo. “A diversidade é notória e deve ser respeitada”, destaca.

Ela conta que, durante a pandemia, quando as aulas ocorrem no formato remoto ou híbrido, o Sistema Anglo proporciona aos alunos interação por meio da Plataforma Plurall, com a monitoria dos professores e a definição da intencionalidade pedagógica nos objetivos de aprendizagem. Na Matific, plataforma gamificada de matemática, que possui uma grande quantidade de jogos, os alunos também se relacionaram com os estudantes de sua turma e até mesmo de vários lugares do mundo.

“Temos as melhores ferramentas de educação em um só lugar e um sistema pioneiro, que visa potencializar o desenvolvimento de nossos estudantes, promovendo a socialização e a interação”, afirma a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *