Novo Ensino Médio ajuda estudantes a se prepararem para o mercado de trabalho

Projeto busca desenvolver as qualificações dos jovens de acordo com seus interesses profissionais e pessoais

O mercado de trabalho está passando por grandes mudanças em decorrência da pandemia e, cada vez mais, vem exigindo um profissional que apresente não apenas habilidades técnicas, mas também socioemocionais. Para acompanhar essas transformações e preparar os jovens para o futuro, o Novo Ensino Médio traz a proposta de olhar para as competências exigidas no mundo do trabalho e desenvolver estudantes de forma integral.

Obrigatório para a todas as escolas brasileiras a partir do próximo ano, o projeto tem como principal objetivo tornar a aprendizagem um processo mais significativo para os alunos, dando ênfase em atividades de teor prático e que estejam relacionadas com os interesses profissionais e pessoais de cada estudante.  

Para Henrique Braga, coordenador pedagógico do Sistema Anglo de Ensino, os itinerários formativos são a principal ferramenta do Novo Ensino Médio que aproxima o jovem do mercado de trabalho, já que eles possibilitam vivências educacionais mais enriquecedoras e atuais.

“As atividades desenvolvidas nos itinerários estão muito relacionadas com a vida profissional que o aluno vai ter no futuro. Responsabilidade, empatia, comunicação, senso crítico, trabalho em equipe, criatividade e autonomia são algumas das habilidades que observamos nos profissionais bem-sucedidos de hoje, e que devem ser desenvolvidas em sala de aula. Essas habilidades não são cognitivas, mas de relacionamento, sendo fundamentais para o universo do trabalho”, explica.

Braga também destaca a possibilidade dos itinerários formativos técnicos, voltados para uma formação profissionalizante e que direcionam ainda mais o aluno para o mercado de trabalho. Nesses casos, o estudante pode escolher entre áreas como Administração, Marketing, Recursos Humanos, Informática, Design, Eventos e outras.

O coordenador reforça que, com isso, o Novo Ensino Médio busca ressignificar a aprendizagem, de forma que o jovem consiga enxergar um propósito nos conteúdos que está aprendendo e pense a educação para além do ambiente escolar, vendo nela um sentido também para a sua vida pessoal.

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