O profissional deve se fazer presente no dia a dia escolar e estar ao lado dos professores para que possam atuar de forma transformadora e significativa
O coordenador pedagógico deve ser muito mais do que um profissional que atua junto aos professores para que estes tenham condições de dar aula. Estar ao lado dos professores para que possam atuar de forma transformadora e significativa é, certamente, a atuação mais relevante do coordenador.
Para isso, segundo Fabiana Saad, coordenadora pedagógica e autora de História do Sistema Anglo, é necessário estabelecer condições para que a prática pedagógica do professor seja baseada no processo de formação continuada e conectada com as demandas e perfis de seus alunos e do mundo em que estamos inseridos.
“Nesse contexto, o coordenador não deve permanecer encastelado. A interação do coordenador com a equipe pedagógica deve ser efetiva. O coordenador deve se fazer presente no dia a dia escolar, fomentando o compromisso de cada um com a construção do conhecimento escolar corrente ao projeto da escola e articulando o contexto e as demandas da contemporaneidade”, afirma a especialista.
Ela explica que a dimensão fragmentada do conhecimento e da dinâmica escolar pode ser superada pela capacidade do coordenador de articular trabalhos coletivos e interdisciplinares. “A perspectiva coletiva da educação fomenta a criação, a inovação e tende a ampliar o engajamento daqueles que assumem uma perspectiva autoral do saber”, completa.
Além disso, a estrutura escolar deve possibilitar que o trabalho coordenador-professor ultrapasse a dimensão teórica e, efetivamente, ganhe uma dimensão prática. Nesse sentido, é essencial que o espaço para implementação de projetos autorais e conectados ao currículo escolar seja efetivo, possibilitando atuações onde o saber e o fazer se articulem. Cabe assim, ao coordenador, o papel de mediador entre o “espaço da gestão” e da sala de aula, propondo ajustes e adequações para se atingir os melhores resultados pedagógicos.
“Ao possibilitar que os professores conheçam, sintam-se coautores e percebam a dimensão coletiva do projeto pedagógico da escola é possível prevenir inúmeras situações de conflitos no ambiente escolar.”
No entanto, Fabiana ressalta que, diante da ocorrência de conflitos, cabe ao coordenador a atividade mediadora e de sensibilização para que todos os envolvidos possam lidar com as dificuldades de aprendizagem sejam conceituais ou socioemocionais.
“Quando as situações de conflito são trabalhadas com rapidez e respeito as possibilidades de resolução se ampliam e ampliam as oportunidades de serem ressignificadas como situações de aprendizagem”, finaliza a especialista.