Como um ambiente familiar saudável pode impactar o desempenho em sala de aula?

Quando a criança ou o adolescente tem uma relação conturbada com os pais, pode apresentar diversas alterações comportamentais

Um ambiente familiar saudável promove segurança física e emocional para que a criança e o adolescente possam explorar o conhecimento e seu próprio processo de aprendizagem, buscando novos desafios. Isso também favorece o relacionamento com os pares e com as figuras de autoridade.

Mas será que os estudantes que têm uma relação conturbada com os pais tendem a demonstrar algum tipo de comportamento específico? Segundo Bárbara Souza, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP), o mais importante é verificar se há alteração do padrão comportamental ou de humor que era observado comumente no estudante.

“Quando a criança ou o adolescente tem uma relação conturbada com os pais, pode apresentar alterações comportamentais e de humor diversas, por exemplo: aumento da irritabilidade e agressividade, distanciamento e diminuição da interação social, humor deprimido e baixas expectativas relacionadas ao entorno e seus projetos pessoais”, explica Bárbara. 

O que fazer para ajudar?

“Quando há problemas no âmbito familiar, fica muito difícil para a criança ou o adolescente separar essas questões da vida escolar e não se deixar afetar pelos problemas, conseguindo focar nos estudos – ter esse discernimento é difícil até mesmo para adultos”, afirma a especialista. 

Por isso, ao perceber mudanças de comportamento e/ou humor nos estudantes, a orientação é buscar construir um bom diálogo e compreender possíveis desencadeantes e, a depender da gravidade das situações, a recomendação é procurar um profissional da saúde mental para auxiliar o jovem e orientar os pais.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *