Qual é a importância de desenvolver a autonomia desde cedo?

Segundo psicóloga, os pais têm um papel fundamental para ajudar os filhos a se tornarem mais responsáveis e aprenderem com seus atos

No início da vida acadêmica, algumas pessoas sentem dificuldade ao perceberem que são as principais responsáveis pelos seus próprios estudos. De repente a pessoa precisa controlar o tempo, realizar a busca de referências, perceber suas dificuldades e ir atrás de saná-las. 

Segundo Mayra Temperine, psicóloga do Serviço de Atendimento Psicológico do Curso Anglo (SAP), se essa pessoa não teve um incentivo à autonomia ou foi muito dependente de outros lhe dizerem o que fazer e quando fazer durante seu desenvolvimento, pode se sentir muito desamparada ao se deparar com toda essa liberdade. 

O desenvolvimento da autonomia, afinal, permite ao sujeito maior liberdade e menor dependência de terceiros. “Com a autonomia, cada um passa a ser livre para realizar escolhas a partir de seus interesses, desenvolvendo também maior autoconhecimento e iniciativa para ir em busca de seus objetivos, com menor dependência da ação dos outros. Com isso, também vem muita responsabilidade e a necessidade de lidar com as consequências que os atos e/ou as escolhas geraram”, afirma. 

Dessa forma, a autonomia pode ser vista como algo positivo, mas também como algo assustador. Quanto antes forem despertados no indivíduo essas características, maior a possibilidade de adaptação.

Como os pais podem incentivar a autonomia dos filhos?

Mayra explica que os pais podem incentivar a autonomia desde cedo, com escolhas simples que impliquem em consequências de baixo impacto, como a escolha de brinquedos e roupas. 

“Quanto maior o desenvolvimento dos filhos, mais complexas podem ser essas responsabilidades, como preparar o próprio prato de comida, arrumar a cama e/ou o quarto, auxiliar na limpeza da casa ou até iniciar a educação financeira com mesadas e lições sobre o valor das coisas, como poupar e possíveis perdas e ganhos.”

Ao longo do tempo, as crianças vão compreendendo que suas escolhas podem, por vezes, implicar em sacrifícios, mas também entenderão que muitas de suas realizações só foram possíveis por terem tido autonomia em suas escolhas. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *