A partir de 2023, o Novo Ensino Médio precisa estar totalmente implementado nas escolas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) fornece aos educadores um norte para implementação das novidades no segmento. Contudo, como sempre reforçamos, a BNCC não se trata de um currículo e, em muitos casos, suas especificações podem gerar dúvidas em gestores e professores.
Por isso, preparamos este artigo com as principais mudanças no Ensino Médio e os caminhos que o Sistema Anglo de Ensino planejou para a sua implementação. Confira!
O Novo Ensino Médio contextualizado
Uma reforma no Ensino Médio vem sendo premeditada há muitos anos. Esse é o segmento da Educação Básica com maior defasagem de ensino e evasão escolar. Diante disso, em 2018, a BNCC do Novo Ensino Médio foi homologada. Já as escolas têm até 2022 para se adequar às mudanças.
O objetivo do Novo Ensino Médio é oferecer uma educação integral, mais contextualizada e em compasso com os objetivos dos alunos. Ele busca:
- Incentivar o protagonismo dos alunos;
- Construir um projeto de vida em paralelo aos estudos;
- Desenvolver responsabilidade e autonomia nas escolhas.
Além das mudanças explicitadas pela Base Nacional Comum Curricular, referentes à formação geral básica, ou seja, o currículo comum a todos os alunos, a escola deve implementar os chamados Itinerários Formativos. Nos Itinerários Formativos, as disciplinas passam a ser agrupadas em trilhas que encaminham os alunos em percursos distintos. Diante disso, as particularidades de cada aluno são levadas em consideração, dando-lhes autonomia para alcançar seus objetivos.
O Novo Ensino Médio do Anglo
O Novo Ensino Médio do Anglo baseia-se em dois pilares: inovação e preservação. Conhecido por sua tradição, o Sistema Anglo de Ensino compreende que o futuro da educação está também nas mudanças. Assim, a construção do Novo Ensino Médio do Anglo se deu a partir da resolução de duas questões:
- Como integrar o currículo sem abrir mão das diversas formas de construção de conhecimento que as áreas carregam?
- O que fazer para tornar a aprendizagem mais significativa, conectando os conhecimentos com a vida?
O material do Anglo se divide em 4 componentes:
- Formação Geral Básica: é seriada (1ª, 2ª e 3ª série), dividida por disciplinas e plenamente alinhada à BNCC;
- Estudos Avançados: aprofunda e amplia os conteúdos da Formação Geral, sendo também seriado (1ª, 2ª e 3ª série) e dividido por disciplinas;
- Itinerário Formativo: são multisseriados, divididos em trilhas de aprofundamento e alinhados aos referenciais curriculares para a elaboração de Itinerários Formativos da BNCC;
- Cursos Eletivos: são multisseriados e podem também ser usados como Itinerários Formativos.
A formação Geral Básica do Anglo
Como dito, a Formação Geral Básica do Anglo se divide em 1ª, 2ª e 3ª série. A primeira etapa diz respeito às adequações aos novos parâmetros. Assim, os materiais de 1ª e 2ª série se subdividem em áreas do conhecimento e componentes curriculares do seguinte modo:
Estudos avançados
Os estudos avançados são destinados às escolas que buscam ampliar e aprofundar os conhecimentos da Formação Geral em Física, Química, Biologia, História e Geografia. O objetivo é oferecer um material que complementa os estudos nas disciplinas citadas.
Itinerários Formativos
Nos Itinerários Formativos, práticas de investigação, criação e intervenção na realidade são as estratégias que devem ser estimuladas para verticalizar o olhar sobre determinada área do conhecimento. O objetivo é aprimorar o domínio dos alunos sobre as áreas do conhecimento com que cada um demonstra mais afinidade.
Assim, o Sistema Anglo de Ensino dispõe de trilhas de aprofundamento. Essas trilhas são compostas por cursos semestrais, com currículos elaborados para permitir a formação de turmas multietárias (com estudantes da 1ª e da 2ª série). A opção, além de permitir a oferta de dois ou mais itinerários até mesmo em escolas de menor porte, favorece um novo tipo de interação entre os alunos.
O Sistema Anglo de Ensino
O Anglo foi o primeiro sistema de ensino do mundo e possui mais de 70 anos de história. A gestão escolar Anglo vai do Ensino Infantil ao Pré-vestibular e conta com o apoio de uma equipe especializada e muito capacitada. Com mais de 300 escolas parceiras e 305 mil alunos, o Anglo já oferece, desde o início de 2021, um Novo Ensino Médio estruturado, que une a tradição do sistema de ensino às mudanças no segmento.
Gostou das propostas e quer saber mais? Converse com um de nossos especialistas e entenda como ser uma escola parceira e implementar o Novo Ensino Médio do Anglo na sua escola.