Matemática: confira como desenvolver a argumentação dos estudantes em sala de aula

Até em aulas de Exatas, como Matemática, os alunos podem trabalhar a comunicação e a argumentação

Na escola, além de aprenderem conteúdos didáticos essenciais para a vida acadêmica e os vestibulares, os estudantes desenvolvem habilidades cruciais para a vida, como a argumentação. E não é preciso estar em uma aula de Português para desenvolver essa competência — isso pode ser feito até nas disciplinas de Exatas.

“Uma receita clássica para desenvolver a argumentação nas aulas de Matemática é por meio de atividades que incluem o comando ‘justifique sua resposta’. Mas apenas inserir essa questão pode fazer com que a atividade fique ‘solta’ e, assim, o objetivo de aprimorar a argumentação não será atingido”, afirma Thiago Dutra, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Pensando nisso, é importante que os professores desenvolvam atividades em que os estudantes precisem fazer uma escolha relacionada a um problema e, em seguida, explicar o porquê.

Argumentando “a favor” ou “contra”

Para ilustrar esse ponto, Dutra explicou uma estratégia que usa em sala: “Nas aulas de Educação Financeira (uma das novas disciplinas criadas com o advento do Novo Ensino Médio), no módulo sobre Tributos e Impostos, propus o questionamento: ‘Se vocês tivessem o poder de decisão sobre a criação de um novo imposto que permitisse taxar grandes fortunas, vocês seriam a favor ou contra essa criação?’”.

Note que não era uma mera votação do tipo “sim” ou “não”, mas o que realmente contava era o argumento utilizado a favor ou contra a criação. Depois que eles responderam, o professor deu um desafio maior: que os que fossem a favor da criação do imposto tentassem convencer os que são contra e vice-versa.

Engajamento dos estudantes

Esse tipo de dinâmica – trazida como uma das metodologias ativas chamada instrução aos pares [do inglês ‘peer instruction’] – é interessante porque desenvolve a capacidade de argumentação e promove uma postura engajada por parte de cada estudante.

“Os alunos percebem que, para convencer alguém, deverão identificar alguma falha no encadeamento lógico da outra pessoa e mostrar que, no seu argumento, não há esse tipo de falha”, diz Thiago Dutra. Assim, há uma consolidação dos conhecimentos vistos em sala, agora aprofundados pelo próprio estudante.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *