Pensamento crítico: o que é e qual é a sua importância?

Para alcançar a sua autonomia, os jovens devem ser capazes de desenvolver as próprias opiniões e analisar cenários criticamente

Atualmente, as pessoas recebem informações novas o dia inteiro. A tecnologia, de fato, facilitou a circulação de notícias, que podem ser verídicas ou inventadas, tendo em vista que na internet qualquer um pode fazer uma publicação.

Para lidar com esse mundo em constante mudança e renovação, é essencial que cada um questione as informações que recebe, além de estar atento ao funcionamento do próprio cotidiano. Nesse sentido, o pensamento crítico, desenvolvido ainda na infância e na adolescência, ajudará o indivíduo a observar o mundo com os próprios olhos.

O que é o pensamento crítico?

“O pensamento crítico é a única forma possível de se conceber e praticar o pensamento. Significa, basicamente, assumir o imperativo de questionar racionalmente o mundo à nossa volta e, ao mesmo tempo, submeter as próprias ações e pensamentos a questionamento”, explica Gianpaolo Dorigo, autor do Sistema Anglo de Ensino.

O pensamento crítico na era das redes sociais

“O pensamento crítico se opõe ao ‘pensamento dogmático’, que é a mera aceitação não crítica de princípios imutáveis ou enunciados por uma autoridade cuja legitimidade é aceita a priori; e ao ‘pensamento instrumental’, que é aquele que tem como objetivo a mera resolução de problemas práticos sem examinar, por exemplo, seus aspectos éticos”, afirma o autor.

Dessa forma, o pensamento crítico atua como forma de personalizar as ideias das pessoas, que poderão se opor ao senso comum se desejarem. É, portanto, uma forma de combater a alienação e de garantir o posicionamento de cada um — essencial na era da internet e das redes sociais, em que muitos apenas seguem um fluxo de ideias.

Qual a importância do pensamento crítico?

Sobre o papel do pensamento crítico para a sociedade, Gianpaolo Dorigo cita os seguintes efeitos positivos:

  • promove a autonomia do indivíduo, que se torna capaz de avaliar as suas escolhas e assumir a responsabilidade por elas;
  • é parte essencial para formar cidadãos republicanos conscientes;
  • as pessoas passam a se ver como integrantes de uma comunidade;
  • capacidade de identificar interesses coletivos, indo além das ambições pessoais.

Em suma, a postura crítica a respeito do mundo é essencial para a vida humana. A educação é um dos principais fatores que podem incentivar o seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental que educadores e estudantes tenham um olhar atento para esse quesito.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *