Vida acadêmica e pessoal: é preciso ter uma letra bonita?

Uma boa letra simboliza um cuidado com o leitor do texto

A introdução à escrita acontece na infância, durante o processo de alfabetização. Além de aprenderem a grafia e o som das palavras, as crianças trabalham o traçado da própria letra, que, muitas vezes, será parecido com o da fase adulta. Na vida pessoal e acadêmica, mais do que ter uma letra bonita, o importante é ter uma letra legível.

Por que é essencial ter uma letra legível?

“A letra legível é importante sempre que o texto registrado à mão por um autor será lido por outra pessoa. Ou seja, quando escrevo, devo ter a preocupação e o cuidado com quem lerá o texto. Vale lembrar, entretanto, que a letra precisa ser legível em qualquer traçado: cursiva, script e outras fontes que possamos conhecer ou utilizar”, afirma Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

A escrita simboliza o cuidado com o outro

“A letra será legível quando o autor do texto passar a cuidar da compreensão do outro”, diz a assessora pedagógica. Para ela, o estudante se dedica para ter uma boa caligrafia quando entende que a sua produção é destinada à leitura de outra pessoa, e não apenas a sua.

“O cuidado com o outro está em todos os ambientes: em casa, no trabalho, na escola, na universidade. O autor do texto sempre deve diferenciar uma anotação pessoal, de algo produzido para ser lido por outro”, afirma Cristina.

Em suma, indo muito além da caligrafia, os detalhes de qualquer item escrito à mão devem ser pensados — seja para destinar o resultado ao trabalho ou à família e aos amigos. Essas minuciosidades devem estar presentes.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *