Educação é afeto: estudantes se saem melhor quando estabelecem conexões com os professores

É comum que o estudante tire notas maiores nas matérias lecionadas por seus profissionais favoritos

O tempo na escola é extremamente precioso e, muitas vezes, representa a fase favorita da vida de uma pessoa. É sempre lembrada com carinho essa leva de dias despreocupados, brincando bastante e, claro, aprendendo. Durante esses anos, a experiência educacional é completamente transformada se o estudante tem aulas com bons professores.

Perceber o impacto desses profissionais pode acontecer só mais tarde, quando o indivíduo já é adulto e enfrenta novos desafios, ou ainda na escola, já que o próprio boletim pode trazer resultados positivos.

O impacto de um professor

“A aprendizagem é muito mais eficiente quando nos sentimos acolhidos por aquela pessoa que vai nos ensinar. Todos nós temos histórias de professores com quem nos sentíamos muito à vontade e íamos melhor no que eles ensinavam”, diz Mariângela Petrosino, assessora pedagógica do Sistema Anglo.

Aprender a conviver e a ser

“A criança vai para a escola com um único objetivo: aprender. Isso inclui aprender a ler e a escrever, a fazer contas, ciências, história, geografia, mas também o aprender a conviver e a ser — é isso que ela vai buscar”, afirma a assessora pedagógica

Por ser o primeiro ambiente de socialização longe do seu núcleo familiar, é natural que, muito além dos conteúdos, a criança procure acolhimento, pertencimento e dignidade. Todos esses elementos são seus por direito. No entanto, o professor só será capaz de fornecê-los caso esteja bem preparado. “Quando as pessoas estão amparadas, o aprendizado flui muito melhor”, finaliza a assessora.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *