Vitórias e fracassos: o que ensinam ao estudante?

Ao criar oportunidades para o aluno se destacar, a escola também o estimula a lidar com possíveis derrotas

No ambiente escolar, os gestores escolares e a equipe docente devem se preocupar em criar oportunidades para os estudantes explorarem suas habilidades, indo além das tradicionais provas e lições de casa. Essa diversidade de atividades mantém as turmas engajadas e incentiva os alunos a se dedicarem a algo novo, adquirindo, além das competências técnicas, autoconhecimento.

Aprendendo sobre as suas habilidades

É importante que a escola ofereça oportunidades diversas para os alunos, já que esse ambiente tem um papel crucial para o autoconhecimento. Por meio de projetos práticos, atividades extracurriculares e apresentações em sala de aula, por exemplo, cada estudante pode identificar as suas principais habilidades – e também aquilo em que não consegue se destacar. 

“Quando nos destacamos em alguma coisa, estimulamos essa qualidade, desenvolvendo ferramentas para ela aparecer mais, visando um crescimento ainda maior, tanto do indivíduo quanto da escola”, afirma Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino.

O desenvolvimento do aluno é marcado por sucessos e insucessos

Assim como na vida pessoal, a trajetória acadêmica também terá altos e baixos. É fundamental que a criança aprenda a lidar com desafios desde cedo, tornando-se capaz de compreender seus pontos fortes e fracos. Assim, o baixo desempenho não será visto como uma mera decepção, mas como uma porta para o crescimento.

“O tropeço e o fracasso são ferramentas importantes de aprendizado. No momento em que o estudante conhece assuntos que ele não tem tanta afinidade e habilidade, ele pode trabalhar para melhorar, crescer e aceitar suas limitações. Todo mundo tem limitações e alguma coisa na qual não consegue ser perfeito”, diz Vinícius de Paula.

Dessa forma, há uma naturalização para aquele indivíduo do fato de que sempre aparecerão fracassos e vitórias – e ambos são igualmente importantes para crescer.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *