Por que datas comemorativas são importantes para a sociedade?

As datas comemorativas unem uma nação, e devem ser estudadas e compreendidas pelos estudantes nas aulas de história

Todos os anos, as pessoas abrem espaço em seus calendários para as datas comemorativas, sejam elas feriados nacionais ou não. Esses momentos fora da rotina carregam tradições familiares específicas e alguns costumes comuns para a maioria, como a compra de ovos de chocolate na Páscoa, por exemplo.

Qual a importância das datas comemorativas?

As celebrações são importantes para a sociedade como um todo, porque estão relacionadas diretamente a símbolos historicamente construídos. “Existe a proposta de você valorizar determinados símbolos que vão remeter a um patriotismo, à história e à cultura. Esses elementos foram usados a partir de um de um objetivo”, afirma Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Nem sempre as figuras e imagens representam a realidade ou narrativa completa – nisso, entra a importância da história e da educação. “Por exemplo, vamos falar do Tiradentes, que é um símbolo estabelecido para construir de fato uma identidade republicana no Brasil, no final do século 19 para o começo do século 20”, diz o autor.

O sentimento de unidade e fraternidade

“Os símbolos, as datas comemorativas e os eventos podem trazer uma unidade. Então, podemos pensar que essas datas são importantes quando vêm carregadas de um sentimento de fraternidade, e não de um sentimento de imposição de uma ideia”, finaliza Vinícius de Paula.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *