Dicas para praticar um idioma estrangeiro fora da escola

O professor Maurício Pierucci, do Anglo Vestibulares, aponta formas de estudar uma língua estrangeira além da sala de aula

Aprender, de fato, um idioma estrangeiro pode ser um grande desafio para diversos estudantes. Um erro grave é limitar o estudo à presença do professor ou a aulas exclusivamente expositivas. Para evitar um desenvolvimento lento, o aluno deve trazer a língua ao seu dia a dia, investindo em métodos descontraídos e divertidos.

“O aprendizado e prática de um idioma deve ser sempre baseado em quatro pilares: ouvir, falar, ler e escrever. Seguindo as orientações abaixo, você estará exercendo cada um deles e, certamente, muito ajudará no processo”, aponta Maurício Pierucci, que leciona no Anglo Vestibulares. Confira algumas dicas para praticar uma língua estrangeira, escritas pelo professor:

  • Diálogos e interações com outros falantes

Inserir-se em comunidades falantes é a melhor opção, pois estaríamos em contato com o que há de melhor em termos de aprendizagem.

  • Na internet

Buscar sites com temas variados pode ajudar, mas, na internet, a participação em fóruns de discussão pode ser crucial para uma boa prática. Também podemos procurar pessoas falantes do idioma estrangeiro em redes sociais. Sempre bom frisar que a interlocução é a melhor forma de experiência

  • Configurações do celular

Tendo em mente a importância de introduzir o idioma em nosso cotidiano, passe a configurar o seu celular para a língua que você está aprendendo. Você vai acabar aprendendo algumas palavras de grande utilidade.

  • Leitura

Uma vez que você está praticando uma outra língua, faça com que ela seja uma porta aberta a novas oportunidades. Ler bons livros, anotar palavras novas e pesquisar o significado de cada uma delas aumenta, e muito, o seu repertório. Aos poucos, você vai notar que as palavras novas irão aparecer novamente, até que façam parte do seu vocabulário.

  • Filmes

Assistir a filmes é também uma forma considerável de prática da língua. Prefira aqueles que não estão legendados – ou retire a legenda. No começo pode ser um trabalho árduo, mas, com paciência e boa vontade, aos poucos você se acostuma e começa a entender cada vez melhor. Se necessário, assista ao mesmo filme mais de uma vez. Você vai perceber que o entendimento é muito maior e, com isso, a língua vai “tomando conta” da sua mente.

  • Ouvir músicas e analisar as suas letras

Por último, ouvir músicas é considerado uma das práticas mais prazerosas. Você pode escolher os estilos e artistas que mais o agradam e ouvir sempre que for possível. Há vários relatos de pessoas que aprenderam uma língua estrangeira tendo como a música sua principal ferramenta. Ao ouvir, preste atenção na formação das frases, nas palavras novas e na pronúncia. Cante junto! Ler as letras das músicas e suas respectivas traduções ajudará a compreender uma ou outra palavra que porventura tenha soado mais estranha, bem como a aumentar o vocabulário.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *