4 dicas para desenvolver o hábito de leitura

É importante que o jovem teste algumas estratégias para alcançar o gosto pela leitura

No século XXI, é comum que a maior fonte de entretenimento dos jovens seja a tecnologia. Por mais que a maioria dos livros também esteja disponível on-line, muitos estudantes perderam o gosto pela leitura e preferem se dedicar a atividades diferentes, como assistir vídeos curtos em uma rede social.

Dada a falta de costume, diversos estudantes abandonam as poucas leituras que iniciam, alegando que não conseguem se conectar com a obra. Mas, em muitas situações, o verdadeiro problema é a forma como aquele indivíduo está encarando a atividade. Confira algumas dicas para contornar a situação:

Faça uso de instrumentos auxiliares

“Caso não compreenda o que está lendo, o jovem deve se valer de instrumentos auxiliares, tais como dicionários e consulta a enciclopédias. Quando se trata de textos mais antigos, essa necessidade aumenta ainda mais. Felizmente, com a internet, o trabalho se facilita”, explica Paulo Oliveira, autor do Sistema Anglo.

Seja por não entender parte do vocabulário ou pela complexidade do texto, o jovem não deve hesitar em buscar explicações que o auxiliem. Hoje, até vídeos do YouTube podem trazer análises mais aprofundadas.

Aprenda a valorizar o seu tempo sozinho

Outra questão comum da nova geração é não saber aproveitar o tempo que se passa sozinho. Atividades individuais devem ter um espaço na rotina de todos, sobretudo dos jovens, que estão em fase de autoconhecimento.

“Não se deve menosprezar o próprio ato de leitura, que, pela sua própria natureza, nunca deixará de ser um ato individual, solitário, que exige um tempo mais lento, muito distinto do imediatismo explorado pelas redes sociais”, explica o autor.

Leia obras de seu interesse

Para considerar a atividade prazerosa, o estudante deve ler temáticas que são do seu agrado. Logo, se gosta de esportes, pode ler a biografia de um atleta famoso ou a análise dos principais campeonatos da história, por exemplo.

Visualize o aprimoramento de habilidades a longo prazo

É importante lembrar que ler estimula habilidades que serão vistas a longo prazo, na vida pessoal e profissional do indivíduo. “Todo o esforço empreendido para a leitura é vantajosamente recompensado pelo aprimoramento de habilidades que nos ajudam a compreender melhor o mundo e nós mesmos”, finaliza Oliveira.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *