Aulas presenciais e videoaulas: quais as principais diferenças para o estudante?

Danilo Dacar, professor do Anglo Vestibulares, compara a experiência do estudante em formatos distintos de aula

Com o avanço da tecnologia, muitas áreas do cotidiano humano buscaram se adaptar ao meio digital. A educação não ficou de fora dessas mudanças. Hoje, além do ensino presencial, com alunos e professores na mesma sala de aula, a aprendizagem pode acontecer online.

As videoaulas permitem que o estudante veja a explicação do professor da própria casa, em tempo real ou por meio de uma gravação. Confira as principais diferenças entre esse novo formato e as aulas presenciais:

Aulas presenciais

“A aula presencial é realizada a partir de um cronograma pré-estabelecido, no qual o aluno não tem controle e autonomia dos conteúdos abordados em aula e nem do tempo que se desenvolve ou se explicita tais conteúdos”, explica Danilo Dacar, professor do Anglo Vestibulares.

Nesse formato, o professor é o responsável por fazer todo o planejamento e o cronograma das aulas — o que nem sempre atende às prioridades individuais de cada estudante. Naturalmente, alguns apresentam mais facilidade quanto a algumas disciplinas, enquanto os colegas podem se destacar em conteúdos diferentes.

As videoaulas

Já as videoaulas são disponibilizadas no formato digital e podem ser assistidas à distância, da própria casa do estudante. Com essa ferramenta, o jovem assume um protagonismo no estudo, podendo regular quais assuntos deseja rever, pausar a explicação e organizar a ordem dos temas — sempre de acordo com as próprias necessidades e prioridades.

“As videoaulas proporcionam uma melhor adequação do tempo de estudo e das prioridades de conteúdos assistidos. Além disso, é possível aproveitar os recursos tecnológicos para uma maior otimização de tempo. Parar ou acelerar o vídeo, maximizar a tela, aumentar ou reduzir a qualidade do vídeo quando a rede for de baixa qualidade, são recursos importantes para que seja personalizada a experiência em assistir as videoaulas”, diz Dacar.

A experiência do estudante

Em síntese, tanto as aulas tradicionais, realizadas in loco, quanto as videoaulas apresentam vantagens e desvantagens.

O destaque do meio virtual é a personalização do estudo, que se adequa conforme o objetivo e planejamento de cada estudante. Mas para que esse benefício seja efetivo, é preciso que o aluno esteja comprometido a levar a sua rotina a sério. Dessa forma, ele deve saber organizar as matérias e elaborar um cronograma de estudos alinhado às suas provas.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *