Como aulas longas podem afetar a atenção dos jovens?

Aulas longas podem deixar os alunos dispersos, principalmente se o professor não souber estabelecer uma conexão com a classe

Inerente ao vocabulário dos estudantes e professores, uma aula “dobradinha” apresenta uma única disciplina por tempo dobrado, sem nenhum intervalo no meio. Ela é o momento favorito de alguns alunos na escola, enquanto outros não se familiarizam com esse formato. Os que não gostam costumam dizer que ficam cansados e, por isso, não conseguem manter o foco.

O autor do Sistema Anglo, Madson Molina, traz duas dicas importantes para evitar o cansaço durante esse formato de aula. Confira:

1- Aproveite pequenos intervalos

O professor, para manter a atenção da turma, deve fazer comentários mais descontraídos em meio à explicação, permitindo que todos estejam conectados com a sua fala. “Nós brincamos que são os ‘comerciais’, em que eventualmente o professor pode desenvolver algum assunto não diretamente relacionado ao conteúdo, para que depois os alunos retomem novamente o foco”, diz Molina.

2- Período de adaptação

É essencial que os profissionais e estudantes reconheçam que existe um momento de adaptação a essas aulas mais longas, já que estão acostumados a ter os conteúdos na metade daquele tempo. O importante é não desanimar e procurar os pequenos momentos de “respiro” na explicação do conteúdo.  

“No começo, de fato existe um tempo para os alunos e professores se adaptarem ao formato da aula ‘dobradinha’. Mas, depois que acabam se adaptando e encontrando exatamente esses intervalos de tempo e esses ‘comerciais’, a aula se desenvolve com mais leveza”, finaliza Madson Molina.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *