Por que as escolas e cursinhos exigem a leitura de certos livros?

Cada instituição de ensino costuma fazer uma lista de obras literárias abordadas em sala, que deve ser seguida pelos estudantes

No ambiente escolar, os alunos são apresentados a uma ampla gama de conhecimentos. Por meio de diferentes ferramentas pedagógicas, os educadores incentivam o desenvolvimento de novas habilidades para seus estudantes. Nesse contexto, a leitura de algumas obras literárias é definida como obrigatória e os títulos variam de acordo com a faixa etária.

Por mais que conhecer esses textos seja algo obrigatório na grade curricular, muitos estudantes não compreendem o porquê de a escola fazer essa exigência.

Na prática, o trabalho com os livros deixa as turmas mais preparadas para os vestibulares e abre portas para novos conhecimentos. Entenda:

O que o estudante aprende com a leitura?

“Ler obras literárias é uma forma de conhecimento profundamente arraigada em nossa tradição cultural. Por meio da leitura de ficção, é possível conhecer realidades distantes da nossa, entrar em contato com seres humanos colocados no limite da existência, desenvolver habilidades linguísticas, além, é claro, de ser uma ótima opção de entretenimento, uma forma criativa de preencher nosso tempo com uma atividade envolvente e recompensadora”, diz Paulo Oliveira, autor do Sistema Anglo de Ensino.

As obras literárias e os vestibulares

Para os estudantes que buscam a aprovação na faculdade, a lista de obras apresentada pela escola ou cursinho é, muitas vezes, um elemento indispensável para uma boa nota. No Brasil, alguns exames, como a Fuvest e a Unicamp, apresentam uma relação de livros que aparecem nas questões de Literatura e interpretação de texto.

“Há anos os vestibulares pelo Brasil afora requerem a leitura de alguma obra literária consagrada como forma de acesso à universidade. Essa leitura deve ser bastante empenhada em alcançar os sentidos profundos dos textos, o que significa ler as obras de maneira madura e instrumentalizada: com o auxílio de aulas e de textos acessórios que esclareçam dúvidas de vocabulário e referências históricas”, afirma Paulo Oliveira.

Por que a escola exige a leitura de alguns livros?

“Nossa cultura ainda considera a leitura como um valor em si. Ler é uma atividade que enriquece nossa visão de mundo, proporcionando pontos de vista complexos e contraditórios a respeito da realidade. A Literatura, enquanto expressão artística, carrega a linguagem de significado até o maior grau possível, visto que nela não importa apenas o conteúdo da mensagem, mas também a forma como ela é transmitida”, diz o autor.

Por tudo isso, ler os livros indicados pela escola permite fundamentar um posicionamento a respeito de temas variados e de formas específicas do uso do idioma. Esse repertório será útil na vida acadêmica e pessoal do indivíduo, levando em conta também que a leitura é uma atividade cultural fundamental.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *