Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo, comenta sobre o papel dos adultos nessa fase da vida dos estudantes
Independentemente da idade do aluno, a chegada em uma escola nova é sempre um momento de “frio na barriga”. Lugar novo, pessoas novas, a ansiedade em não saber se será aceito pelos colegas e a pressão para cumprir as expectativas do colégio são algumas das preocupações das crianças e adolescentes.
Nesse contexto, é importante transformar o medo e a ansiedade em confiança para encarar um novo ciclo, que pode ser extremamente proveitoso. Para isso, o primeiro ponto é contar com o apoio dos adultos.
Por que é importante reconhecer o medo do estudante?
“Engana-se quem dá pouco valor a essas sensações de dúvidas e insegurança, pois, para o aluno, estar em uma nova escola corresponde a um adulto em um novo endereço de trabalho, quando nos primeiros dias não conhece bem as regras, sejam elas de funcionamento ou as sociais, já estabelecidas pelas pessoas que ocupavam esse espaço anteriormente”, diz Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino.
Por isso, é essencial que os adultos entendam o nervosismo e o medo das crianças, demonstrando cuidado, respeito e proteção. Com o acolhimento adequado, o medo se transformará em curiosidade e, depois de um tempo, virá o bem-estar, conforme o estudante se sentir seguro com seus novos contatos, cotidiano e experiências.
O papel dos adultos no acolhimento
“O adulto é o ponto de equilíbrio, apoio e segurança para o bem-estar emocional crescente. Ao se sentir seguro, o aluno ganha confiança e autoestima para vencer os primeiros incômodos gerados pelo desconhecido, garantindo disposição às descobertas e ao bem-estar”, afirma Cristina.
Caso haja esse cuidado e acompanhamento, em poucos dias o estudante já verá a escola como um lugar agradável para aprender e encontrar os colegas. Com isso, o processo de mudança de escola não gera sofrimentos, mas desafios e aprendizados que fortalecem o indivíduo para a vida toda.