Como os pais, colegas de sala e professores podem ajudar os alunos novos na escola?

É um compromisso da escola acolher as necessidades individuais dos estudantes

No ambiente escolar, cada estudante passa pelos seus próprios desafios e metas, que variam de acordo com a sua personalidade, habilidades e relações interpessoais. Nesse contexto, a escola – e, com isso, toda a sua equipe – deve garantir que cada indivíduo está se sentindo bem e acolhido no local.

Com alunos novos, essa preocupação precisa ser uma prioridade ainda maior, com atitudes específicas voltadas para o acolhimento. Cristina Tempesta, assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino, listou algumas ações que podem ajudar:

Mandar comunicados específicos para novas famílias

É importante haver comunicados de boas-vindas, para abrir os canais de comunicação. Vale lembrar que algumas famílias fazem matrícula com meses de antecedência e manter contato frequente com elas é sinal de cuidado.

Mandar comunicado com informações dos “próximos passos”

Isso inclui informações sobre o material escolar de uso pessoal do aluno, orientações sobre a compra de uniformes, esclarecimentos sobre as próximas comunicações escolares e as datas das primeiras reuniões entre pais, alunos e professores (que normalmente ocorre ainda nas férias).

– Fazer reunião de acolhimento apenas para pais e alunos novos

Antes das reuniões inaugurais, é interessante receber os pais e os alunos novos na escola, com cada grupo participando de ações diferentes de acolhimento.

Garantir que as famílias saiam com um pequeno presente da reunião

Sempre que possível, vale oferecer uma lembrança singela desse primeiro encontro, que marque de forma clara o cuidado da escola em receber cada nova família.

Promover atividades de recepção e integração dos alunos novos antes do início das aulas

Isso vale para todas as faixas etárias, do Infantil ao Ensino Médio. A adaptação das propostas deve estar de acordo com a idade dos alunos, mas o foco é promover encontros, integração, conversas e reconhecimentos. É “quebrar o gelo” antes do primeiro dia de aula.

Convidar as novas famílias para a reunião inaugural da série

Agora com todos os pais presentes, inclusive os que já têm filhos estudando na escola há algum tempo, é essencial apresentá-los e integrá-los ao grupo, contando quem são seus filhos. É muito importante que isso aconteça antes do início das aulas, para que todas as famílias se sintam acolhidas e integradas desde o primeiro dia.

Acolher os novos colegas

Alunos a partir do 3º ano, que já estudam na escola, podem ser convidados a “adotar” um colega novo. Durante a primeira semana de aula, quem “adota um amigo novo” o aguarda no portão de entrada, recebe o amigo, o acompanha na sala de aula e nos outros espaços e atividades da escola. Também apresenta o novato à turma, leva para o lanche, insere no grupo do WhatsApp (quando utilizam essa ferramenta), sempre com a intenção de não deixá-lo deslocado.

“Essas ações exemplificam de maneira simples o enorme resultado no acolhimento e na integração dos alunos novos e suas famílias, seja pelos profissionais da escola ou pelos colegas que já estudavam nessa unidade. Assim, a alegria toma conta da instituição, porque o que todos querem receber é cuidado, atenção e carinho, mesmo que nenhum desses itens faça parte da lista de material escolar”, finaliza Cristina.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *