Além da formação acadêmica, Universidade oferece a oportunidade de conhecer novas culturas

As instituições de Ensino Superior expõem os estudantes a novas realidades, seja dentro da sala de aula ou por meio de programas de intercâmbio

O ingresso na faculdade é uma etapa importante e muito esperada pelo estudante. Naturalmente, muitos jovens ficam empolgados com a nova rotina de estudos, podendo, neste momento, aprofundar-se em assuntos que sempre gostaram e que estão alinhados com a carreira que desejam seguir. No entanto, o Ensino Superior vai muito além da questão acadêmica, oferecendo pontos importantes para a formação completa de cada indivíduo.

Novos contextos e pessoas

Dentro da sala de aula, há estudantes que vieram de realidades, culturas e regiões diferentes. Para muitos, esse é o primeiro contato direto e próximo com indivíduos da mesma idade que ele, mas com bagagens diversas.

“Isso vai fazer com que o jovem entenda que o mundo é muito maior do que a casa dele, do que a escola que ele estudou, do que o bairro e o condomínio em que ele mora. Isso, querendo ou não, já é uma preparação importante para o mercado de trabalho e para a formação pessoal”, diz Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino.

Canais de intercâmbio

A instituição de ensino também pode fornecer pontes e canais de intercâmbio, seja com instituições do Brasil ou estrangeiras. “Algumas universidades permitem que o estudante faça um diploma ‘sanduíche’ – ele faz uma parte do curso aqui e também pode estudar fora. Por exemplo, fazer Engenharia na Escola Politécnica da França, voltar ao Brasil e ter dois diplomas: um de uma instituição brasileira e outro de uma instituição Francesa”, aponta Molina.

Além de os programas de dupla diplomação, também há intercâmbios culturais. A depender da performance acadêmica, o aluno pode ficar alguns meses conhecendo outras instituições, o que se reverte em créditos de matérias da faculdade. “Isso, sem dúvida, engrandece a formação do estudante, porque ele sai um pouco da zona de conforto e da cultura que está tão acostumado”, finaliza o especialista.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *