Habilidades essenciais para o jovem que está ingressando na universidade

Paula Pimenta, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do Curso Anglo dá dicas para os estudantes que estão passando por essa mudança

Depois de muitos anos se dedicando para a escola, chega uma nova fase para os estudantes: a faculdade. Por mais que esse momento tenha sido sonhado por muitos, é normal sentir medo ou ansiedade diante do novo desafio. Afinal, é algo totalmente novo, que nunca viveram antes.

Para os estudantes que estão ingressando na faculdade, existem algumas dicas:

1- Saiba que é normal estranhar o novo ciclo

“O jovem precisa estar ciente que toda mudança promove um estranhamento, pois se depara com o desconhecido, aquilo que estava apenas como uma ideia é confrontado com a realidade. Por mais bem informado que a/o jovem possa estar deste novo ambiente que ele passará a frequentar, a sua experiência irá mostrar pontos de coincidência com o que havia imaginado e pontos totalmente discordantes”, afirma Paula Pimenta, psicóloga do SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) do Curso Anglo.

Esse estranhamento pode se atrelar a sentimentos como medo, frustrações, incertezas e inseguranças — com os quais o jovem deve aprender a lidar. Felizmente, também trará muitos sentimentos de alegria e realização.

2- Esteja aberto ao novo

“O mais importante é o jovem estar aberto a essas novas experiências, sejam elas dentro do que a/o jovem esperava ou não. Pois, mesmo a faculdade não atendendo todas as fantasias que criamos sobre ela, ainda podemos achar um universo de possibilidades que nem imaginávamos, o que possibilitará criar uma trajetória única”, diz Paula Pimenta.

3- Lembre-se que não está sozinho

Por fim, vale lembrar que o universitário não precisa ficar sozinho com os seus sentimentos “negativos”. Estar aberto ao novo também significa buscar interlocuções e diálogos que possam clarear suas ideias, com amigos, familiares ou profissionais, para promover uma experiência positiva na faculdade.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *