Estratégias para melhorar a leitura e absorver mais o conteúdo estudado

Madson Molina, autor do Sistema Anglo, explica o que é e os benefícios de desenvolver uma leitura ativa e compreensiva

A melhor fixação e compreensão dos conteúdos está diretamente ligada à habilidade de leitura. Muitos estudantes, no entanto, enfrentam dificuldades em manter a concentração ao longo do texto ou não fazem isso de forma estratégica.

Madson Molina, autor do Sistema Anglo de Ensino, alerta que um dos principais motivos que faz com que os estudantes não executem uma leitura plena e de compreensão total é a falta de atenção. “Permanecer em um ambiente barulhento e manter o celular conectado ao lado pode trazer grandes distrações que comprometem a leitura”, diz.

Ler rápido não significa êxito

Na tentativa de economizar tempo, o estudante pode achar mais eficaz ler em um ritmo mais frenético. Essa não é a melhor escolha, segundo Molina. Ele destaca que, para uma leitura ativa e compreensiva, é necessário fazer isso de uma forma pausada. 

Leitura é treino e análise

Quanto mais se lê, mais treinado o estudante fica na percepção da mensagem que o texto transmite, diz Molina. Uma forma de aprimorar essa capacidade é ler com atenção, identificando como as palavras e frases se conectam entre si. “O texto, independentemente do formato ou do conteúdo, é formado por palavras que são agrupadas de forma intencional e conectada. Portanto, compreender essa conexão é muito importante”, explica o professor. Isso, inclusive, será benéfico na prática de escrita do estudante, que dominará a estrutura textual.

E pensamento crítico!

Além de identificar os conectores entre frases, Molina diz que é importante o estudante criar algum tipo de hierarquia de informação sobre o texto que ele está lendo e organizar as ideias a partir de um critério. Uma boa técnica para isso são os mapas mentais.

“O aluno pode converter um texto verbal em um não verbal (figuras e desenhos). No contexto da Biologia, por exemplo, ele pode criar um fluxograma”, exemplifica. “Fazer isso de maneira simultânea à leitura do texto facilita a concretização da mensagem que você quer passar”, finaliza.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *