Livros, podcasts e sites para professores se atualizarem sobre o mundo da educação

Os conteúdos em áudio ou texto vão ajudar a ter uma visão mais completa do cenário educacional e ficar por dentro das novidades

Com o surgimento de novas tecnologias e formas de entender o mundo, a sociedade está em constante mudança. A educação também acompanha essa evolução e cabe aos professores se manterem informados e sempre em busca de aprofundar os debates sobre o tema.

Por isso, confira a seguir livros, podcasts e sites que discutem sobre educação, indicados por Harley Sato, autor de Física do Sistema Anglo.

1. Avaliar para aprender – Neus Sanmartí – Ed. artmed

A partir de uma vertente teórica e prática, a obra traz a questão da avaliação, no intuito de contribuir para a melhoria da qualidade no ensino. A autora defende que “ensinar, aprender e avaliar são, na realidade, três processos inseparáveis”.

2. Educa dor – Madalena Freire – Ed. Paz e Terra

Filha do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, Madalena Freire conta suas experiências e reflexões da prática pedagógica, apresentando diversas maneiras de se tornar um educador.

3. Coleção coordenador Pedagógico – Laurinda Ramalho de Almeida, Vera Nigro de Souza Placco e Vera Trevisan – Ed. Loyola

As obras, que reúnem textos de diversos pesquisadores, discutem a função do coordenador pedagógico na escola, em diferentes aspectos, como o cotidiano da escola, o atendimento à diversidade, a educação continuada e a formação docente.

4. Ensino de Ciências por investigação – Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.) – Editora Cengage Learning

Com umaabordagem investigativa, o livro apresenta diferentes facetas do ensino de Ciências, proporcionando aos professores estratégias de ensino baseadas em pesquisas consolidadas.

5. Livros de Victor Paro sobre Educação democrática- Ed. Ática

Vitor Henrique Paro enxerga a gestão escolar como como mediação para a realização de fins educativos. Em suas obras, ele aborda organização e funcionamento da escola básica e o desenvolvimento das atividades de ensino em seu interior.

PODCASTS

6. A luz do candeeiro

De forma simples e descomplicada, o podcast, que nasceua partir da iniciativa de membros do University Chapter da SBPMAT e do blog Lampejo Científico, aborda temas relacionados à educação, ciência e tecnologia.

7. Mano a mano

Ao longo dos episódios, o rapper Mano Brown recebe personalidades importantes de diferentes áreas, do esporte a política, promovendo diálogos plurais sobre questões que permeiam a educação brasileira.

8. NerdTech

A tecnologia impacta a educação e exige dos educadores adaptações e inovações constantes. Entender mais sobre o tema é de suma importância. Um dos episódios, inclusive, trata das ciências da aprendizagem e as novas formas e métodos para melhorar a eficiência do estudo.

SITES

9. Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Suas publicações contribuem para o debate público.

10. Avaliação educacional

O professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Luiz Carlos de Freitas escreve em seu blog sobre avaliação educacional, além de discutir a proteção do sistema público de educação e dos professores diante das políticas de responsabilização.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *