Mudança de ciclo: como os estudantes lidam com novas etapas escolares?

Em momentos de transição para uma nova série, os pais precisam ser a fortaleza dos filhos, estando sempre a postos para ouvir e acolher

Sempre que iniciam um novo ciclo, é normal que as pessoas sintam curiosidade, ansiedade e, no caso dos mais sensíveis, até insegurança diante de tudo que ainda não conhecem. As crianças e adolescentes, que estão em fase de crescimento, vivenciam essas emoções na escola, sobretudo quando ocorrem mudanças mais significativas, como o ingresso em uma nova etapa escolar.

Os estudantes que partem da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, observam, pela primeira vez, uma cartela mais ampla de disciplinas e metas. O mesmo acontece quando chegam no Fundamental II (no 6º ano), ingressam no Ensino Médio ou, vão para o cursinho.

Em todos esses cenários, adaptar-se à alteração de ambiente e rotina é um desafio, que deve ser amparado pelos pais. Cristina Tempesta, autora do Sistema Anglo de Ensino, faz uma recomendação: “Quem está no entorno de pessoas que passarão por mudanças, o importante é estar atento, conversar e principalmente ouvir. Sempre digo: o bom falante é antes de tudo um excelente ouvinte.”

Pensando nisso, Cristina Tempesta traz dicas valiosas para os estudantes lidarem bem com novos ciclos na escola. Confira:

Confie seus sentimentos às pessoas da sua família

Sejam sentimentos de alegria, curiosidade, dúvidas, inseguranças ou temores, saiba que você pode compartilhá-los com as pessoas da sua casa. Ao falar sobre o que sente e pensa, poderá ser acolhido e ajudado pelos adultos que são mais experientes.

Seja curioso

Queira conhecer, visitar, falar com pessoasque estudam nas séries/anos em que você irá estudar. Conhecer um pouco do lugar para onde você vai, ajudará a criar sentimentos de pertencimento e mais segurança.

Sentir um “pouco de frio na barriga” com o novo é bom!

Não se incomode, pois o novo deixa a gente curioso, algumas vezes eufórico e até com um certo medo. Mas, se esses sentimentos ficarem grandes demais, é sinal de que você precisa falar sobre eles com as pessoas com quem você confia, elas irão respeitá-lo e ajudar nos desafios. Busque, peça e conte com a ajuda de quem confia, isso fará com que você se sinta bem e os adultos para quem você pede ajuda, também se sentirão mais tranquilos. Com isso, você enfrentará o novo com “menos frio na barriga” e mais curiosidade positiva.

A autora do Sistema Anglo finaliza com uma mensagem para os estudantes: “Escolha pessoas em quem você confia e sigam juntos para as novas experiências!”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *