Serviço de Atendimento Psicológico (SAP): história e funcionamento

Conheça a origem, os objetivos e as vantagens do Serviço de Atendimento Psicológico do Anglo

Uma pesquisa do instituto Datafolha demonstrou que entre os estudantes que já obtiveram apoio psicológico na instituição de ensino, 98% sentiram-se mais integrados, 97% mais felizes no dia a dia e 96% mais envolvidos com a escola. Além disso, 93% dos responsáveis concordam que esse apoio melhorou a convivência do aluno com seus familiares.

O Anglo possui o SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) para auxiliar os jovens com eventuais problemas na vida pessoal e na trajetória acadêmica. Conheça um pouco mais sobre a origem desse serviço e como utilizá-lo:

História e objetivos do SAP

Paula Pimenta, psicóloga do SAP do Sistema Anglo, conta que o serviço foi criado em 2017 após a observação da docência e da direção do Curso de que os estudantes precisavam de profissionais da Psicologia para cuidar de sua saúde mental e para orientar os estudos. Ela diz que foram relatados casos de alunos que passavam mal em sala de aula por conta de estresse ou outras questões emocionais.

Um outro objetivo apontado pela especialista era o de fazer um acompanhamento diferenciado para os discentes que já tinham um alto desempenho nas provas dos vestibulares mais concorridos, mas ainda assim não conseguiam ser aprovados.

“Inicialmente, foram contratadas quatro psicólogas, e a construção de como o serviço iria funcionar foi se desenhando no dia a dia, a partir tanto do pedido da direção como das necessidades dos estudantes”, relata Paula. “Nesses seis anos de atuação, a equipe do SAP realizou diferentes atividades e formatos de atendimento, sempre com o objetivo de proporcionar uma experiência mais confortável e equilibrada aos alunos que têm um árduo trabalho de estudo para alcançar seus objetivos de passar nos vestibulares”.

Funcionamento do serviço no Anglo

A psicóloga afirma que, a partir dos atendimentos individuais, a equipe do SAP criou dados e relatórios que mostravam quais eram as principais demandas de atendimento ao longo do ano. Em parceria com a direção e docência, foram constatadas essas recorrências e a relação que tinham com o momento de estudo do Curso.

“O SAP desenvolve diferentes tipos de suporte aos estudantes de acordo com essas análises”, diz ela. Por exemplo, no início do ano é muito comum o jovem chegar com muitas dúvidas e ansiedade com relação a como se organizar com os estudos e como entender suas prioridades, por isso, o SAP desenvolveu as oficinas de orientação de estudos. Já com a aproximação das provas de vestibulares, os estudantes podem não saber lidar com as diferentes emoções que aparecem, assim o SAP oferece as atividades de concentração e relaxamento.

Paula aponta outros exemplos de atendimentos:

  • Oficina de estudos para as férias e para as revisões;
  • Encontros de orientação profissional;
  • Roda de conversa com alunos veteranos;
  • Evento do Setembro Amarelo;
  • Treinamento da segunda fase do vestibular de medicina do Einstein, o chamado MME (Múltiplas Mini Entrevistas);
  • Organização do Encontro de Profissões do Anglo (EPA).

Além disso, o SAP realiza diariamente os atendimentos individuais, nos quais o aluno pode agendar com um psicólogo ou uma psicóloga um horário de acordo com sua necessidade e abordar tanto temas de estudo quanto questões emocionais.

Vantagens para os estudantes

A especialista acredita que o principal diferencial do serviço psicológico é a escuta ativa. “Ou seja, uma escuta empática, sem julgamento, que aceita o sujeito como ele é e o ajuda a construir um sentido para sua realidade”, diz a psicóloga do SAP.

Além disso, o serviço oferece acolhimento aos estudantes que se sentem sozinhos ou desamparados. Em situações de crise, os monitores e professores continuam oferecendo apoio, mas a avaliação, a conduta e o encaminhamento tornaram-se mais completos pela presença deste serviço especializado.

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