Como os pais podem desenvolver o pensamento crítico das crianças

Conversar frequentemente com elas, estimular o consumo de conteúdos diversos e a ouvir outras opiniões são ações que favorecem essa competência

A construção do pensamento crítico faz parte das 10 competências gerais da educação básica apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como indispensáveis para a formação cidadã.

Segundo o documento, “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, [é necessário] para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.”

Assim, o desenvolvimento do pensamento crítico deve ser incentivado desde a infância, tanto em casa quanto na escola, o mais cedo e o mais frequente possível. Vinícius Araújo, autor do Sistema Anglo de Ensino, explica a relevância dessa competência e oferece algumas estratégias que os pais e responsáveis podem utilizar para construi-la.

A importância de incentivar o pensamento crítico

O professor afirma que a formação intelectual de uma pessoa não está relacionada somente à compreensão de conteúdos. “Ela está associada também à construção cognitiva de habilidades. “Um ponto importante para isso é justamente ter a capacidade de discernir e de avaliar as situações, os problemas e os cenários. Tudo isso depende de um senso crítico.”

De acordo com ele, esse olhar crítico é fundamental para a constituição de um pensamento político, a formação do cidadão e de um bom estudante também. Essa habilidade auxilia o aluno a produzir e a interpretar textos, redigir redações e realizar provas de vestibulares.

Além disso, ela é relevante para a expressão da personalidade, ou seja, falar sobre si mesmo. “Ter um senso crítico bem construído ajuda também o indivíduo a se apresentar em uma entrevista de emprego e em uma situação de trabalho”, completa o professor. Por isso, os adultos precisam estar atentos às oportunidades de desenvolver esse pensamento crítico nas crianças.

Estratégias para os pais e responsáveis

Vinícius dá algumas dicas de atividades práticas para incentivar o pensamento crítico em casa:

Conversar frequentemente: é essencial estimular os filhos a dizerem o que pensam sobre as coisas. Seja em relação à comida do almoço ou jantar, ao filme ou série que estão assistindo ou ao que ele aprendeu na escola. Ele gostou daquilo? Concorda com aquela ideia? O que ele pensa sobre esse cenário?

Consumir conteúdos diversos: Realizar atividades juntos, como assistir ao noticiário e ler jornais, revistas ou livros é uma forma da criança ou adolescente adquirir novos repertórios para elaborar uma opinião.

Discutir assuntos políticos: Outro aspecto abordado pelo professor é o debate político. Afinal, ele está em todos os lugares e é diretamente associado à nossa formação. Segundo Vinícius, é preciso parar de ter medo de conversar sobre política, seus conceitos e posicionamento contrários.

Ter pensamentos estruturados: Dentro dessas conversas, é preciso estimular que as posições sejam construídas de forma mais profunda. A compreensão dos conceitos abordados no tema discutido é indispensável. Os pais também precisam mostrar para os filhos que o ponto de vista deles é muito importante, assim como ter uma opinião própria, de acordo com os seus valores e visão de mundo. Tudo isso só se dá com muita leitura, conversa, respeito e estudo.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *