Provas dissertativas: como redigir bem as respostas?

É preciso organizar o pensamento para formular um texto estruturado e conciso, que atenda ao que foi proposto na questão

Uma prova dissertativa é aquela em que as respostas das questões devem ser redigidas, como uma pequena redação. Ela se difere dos testes de múltipla escolha, em que o estudante deve assinalar apenas a alternativa correta. Mas, em meio a uma avaliação, pode ser difícil organizar as ideias e colocá-las no papel de modo estrurado e no espaço determinado – e ainda fazer tudo isso sem rasuras e sem deixar de fora nenhum tópico importante.

Nesse sentido, o ponto mais importante para qualquer apresentação de resolução dissertativa é o estudante se atentar ao comando da questão, prestando atenção ao que efetivamente foi pedido. Existe uma hierarquia de comandos, desde os mais simples aos mais elaborados, que se complementam quando se escreve um texto ou se responde a uma pergunta.

“Olhar o comando vai fazer com que a resposta seja mais assertiva, naturalmente atingindo a eficácia”, orienta Madson Molina, coordenador do Sistema Anglo de Ensino. Ele explica como elaborar corretamente as respostas de questões dissertativas, respeitando a hierarquia de comandos e estruturando as ideias de modo otimizado e coerente.

Respostas eficientes e concisas

Ao ler atentamente o enunciado da questão, procure grifar as palavras-chave e identificar o tema. Ainda antes de escrever, planeje a resposta, para ter certeza de que todos os pontos necessários serão incluídos. Você pode fazer isso até mesmo escrevendo-os em tópicos, caso a prova deixe um espaço ou folha separada para rascunho.

Quando começar a escrever, coloque primeiro a resposta concisa da pergunta, para depois explicá-la com seus argumentos. Utilize conectivos para amarrar as ideias umas às outras – “logo”, “por isso”, “no entanto” – , e sempre mantenha a objetividade da resposta, sem muitos floreios. E, claro, tome cuidado com a ortografia e com os erros de gramática, além do tom do texto: uma resposta sem “enrolação” não significa escrita informalmente, com gírias ou abreviações.

Molina afirma que o grande segredo é o treino. Ele aconselha, durante a preparação para as provas, sempre resolver questões dissertativas, assim como praticar redação. “Quanto mais se escreve, melhor fica o texto. Quando você se afasta um pouco dessa prática, vem a queda de rendimento, e ela é muito significativa. Então, a dica é buscar constantemente questões nesse formato e treinar muito.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *