O papel do orientador educacional no desenvolvimento dos alunos

Esses profissionais auxiliam os estudantes a encaminharem questões acadêmicas, sociais e emocionais e acompanham os professores na dinâmica escolar

As instituições de ensino lidam diretamente com pessoas, que estão sempre suscetíveis a problemas. Os estudantes podem enfrentar desmotivação nos estudos, dificuldades de relacionamento com os colegas e incertezas sobre o futuro. Os professores e coordenadores também podem passar por situações delicadas com os alunos, além de sobrecarga. Por isso, surge a necessidade de um profissional para acompanhar e auxiliar na resolução dessas questões, oorientador educacional.

A orientação educacional brasileira nasceu aproximadamente na década de 1930, baseada na orientação profissional americana. De início, ela tinha como objetivo principal auxiliar os alunos na escolha da carreira, em uma época de mudanças e avanços tecnológicos.

Porém, com o tempo, o orientador passou a cumprir um papel mais amplo, o de formar cidadãos que compreendem e se comprometem com a sociedade, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano.

Função e importância do orientador educacional

Rodney Luzio, autor do Sistema Anglo de Ensino e coordenador do Curso Anglo, afirma que o orientador educacional tem como função principal atuar conjuntamente com professores e coordenadores com a finalidade de garantir que os alunos lapidem seus conhecimentos.  

“Quanto mais esse profissional estiver perto da prática docente e conhecer os alunos, melhor será a relação entre os envolvidos nesse processo e os resultados aparecerão com maior frequência”, diz ele.

O orientador busca incentivar o pleno desenvolvimento do aluno, considerando suas relações com a escola, família e comunidade. É importante destacar que esse profissional não fornece as respostas prontas para o estudante, mas sim o ajuda a entender, por conta própria, seu lugar no mundo e suas visões e opiniões sobre as coisas.

Os designados a essa função também auxiliam os educadores na gestão escolar. Afinal, eles conhecem a realidade dos discentes e podem fornecer informações e dicas importantes sobre como lidar com os problemas e questões da sala de aula. Os orientadores podem conduzir os professores a adaptar seus métodos de ensino e de relacionamento de acordo com as demandas de cada turma ou estudante.

Práticas eficazes utilizadas pelo orientador educacional

Rodney acredita que o orientador educacional deve mostrar-se dinâmico e aberto ao diálogo com alunos e professores. Ele aponta algumas práticas relevantes que esse profissional pode realizar para auxiliar os estudantes:

  • aconselhamento coletivo e individual;
  • elaboração de planos e estratégias de estudos;
  • análise de possibilidades de carreiras;
  • reorganização de rotas acadêmicas;
  • construção de identidade como cidadãos;
  • sensibilidade na escuta para mediação de conflitos e angústias pessoais.

“Aliado ao trabalho do orientador, podemos ter um profissional de psicologia complementando as atividades descritas”, conta o coordenador. “Essas ações fazem com que a função de orientador educacional adquira um papel estratégico nas instituições de ensino.”

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *