Conheça métodos para melhorar a compreensão e a velocidade de leitura

Fazer anotações, grifar trechos, elaborar resumos e desenvolver o hábito de ler diariamente tornam o processo mais ágil e eficiente

Nos resultados do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), o desempenho dos brasileiros na disciplina de leitura ficou abaixo da média global. Entre os alunos de 15 anos ou mais, 50% não sabem integrar as diferentes partes de um texto para identificar a ideia principal, nem buscar informações com base em sugestões indiretas, competências básicas para a interpretação de um material escrito.

Os estudantes, para melhorar suas habilidades de compreensão e interpretação de texto, têm um recurso indispensável: a leitura constante. Mas como ler de forma mais eficaz e otimizar o processo de leitura? E como garantir uma boa compreensão do texto?

Entenda seu propósito com a leitura

Maurício Souza, professor e autor do Sistema Anglo de Ensino, afirma que observar e identificar o objetivo da leitura é fundamental. A maneira de ler um texto de ficção é completamente diferente de um artigo acadêmico ou um livro de autoajuda.

“Aí mora a distinção entre uma leitura literária e uma leitura não literária”, diz. Em um texto não literário, por exemplo, anotações durante a leitura e resumos ao final de cada capítulo podem ser muito úteis para o estudo, memorização e a posterior recuperação das informações.

Já no caso de um texto literário, é possível ter pequenas anotações e trechos grifados, mas o mais importante é a interpretação da história e o conhecimento dos dados. Quem são os personagens, qual é a relação entre eles, para onde estão indo, quais são suas intenções principais e o que os impede de alcançar aquilo que eles buscam são algumas perguntas úteis apontadas pelo professor.

Como ler mais rápido?

No caso de um texto de ficção, é preciso ter cuidado com esse objetivo. “A leitura literária parte de um processo de entrar no discurso do narrador, compreender para onde ele nos leva, quem são os personagens e que mundo é esse em que estamos entrando”, conta Souza. “Eu acho que, nesse caso, a ideia de ler rápido não é muito saudável”.

Ele pensa que a concepção de produtividade na leitura, de conseguir ler muita coisa em pouco tempo, não é um método muito eficiente. “Tudo isso me soa um pouco como um truque para fazer o que deveria demorar uma hora, demorar meia hora. Truque para as pessoas não mergulharem na leitura e mesmo assim terem todas as informações salvas”.

Por isso, a dica que pode tornar o processo de leitura mais ágil e efetivo é praticar diariamente. “O treinamento diário da leitura é um caminho, esse sim, no qual eu acredito”, declara. Isso pode começar com quinze minutos por dia, depois vinte, meia hora ou uma hora. “Mas o mais importante é que seja todo dia”.

O professor acredita que esse treinamento contínuo, com o tempo, leva o leitor a conseguir ler mais rápido e apreender com mais facilidade o que está lendo. Afinal, ele de fato desenvolveu essa habilidade, em vez de usar um truque que o “liberasse” da leitura.

Como compreender melhor o texto?

Maurício sugere que a leitura seja um momento único, precedido por um exercício de respiração e com os dispositivos eletrônicos offline. “Deve ser um momento em que você decide abandonar todo o resto para mergulhar naquilo”, diz.

“Acredito que esse seja um método que, aos poucos, também faz com que aquele momento seja sagrado, e que ninguém tem o direito de interromper”, continua. “Momento, inclusive, de diálogo interno por meio daqueles personagens e daquela história passada”.

O professor reforça que essas dicas não necessariamente se aplicam à leitura não literária, de textos didáticos, informativos ou notícias de jornal. “Tudo o que eu me refiro aqui é sempre em relação à leitura de ficção que, é claro, devido à profissão que eu escolhi, me parece algo absolutamente fundamental no processo de amadurecimento”.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *