Como abordar temas de diversidade com as crianças

Crédito: Freepik

É importante promover a compreensão da riqueza das diferenças desde cedo, demonstrando atitudes de aceitação e respeito e rejeitando toda forma de discriminação

Atualmente, um novo papel social e cultural desafia as famílias, atribuindo aos pais uma atuação mais alinhada ao mundo de hoje e sua diversidade: educar as crianças para conviverem num mundo socialmente sustentável. Isso envolve ensinar valores e práticas que promovam a justiça social, a igualdade e o respeito ao outro e ao meio ambiente. 

Segundo Maria Célia Assumpção, professora e autora do Sistema Anglo de Ensino para a Educação Infantil, como os pais desempenham um papel crucial no desenvolvimento infantil, alguns princípios básicos devem orientar o seu estilo de comportamento, pois eles vão moldar o desenvolvimento social e pessoal da criança.  

O primeiro se refere às formas como a família cultiva a consciência crítica de seus filhos. “Os adultos devem estar dispostos a enxergar o mundo pelas lentes críticas e interseccionais, empenhados em identificar, questionar e reestruturar narrativas injustas e problemáticas que desqualificam pessoas ou grupos de pessoas”, aponta a professora.  

Um segundo ponto, de acordo com ela, consiste na prática da paternidade responsiva. Isso significa serem pais adaptáveis, reflexivos, abertos a perspectivas diversas e multifacetadas e que consideram o diálogo para entender o ponto de vista do filho.  

O terceiro aspecto, ainda segundo Maria Célia, é o comprometimento dos pais com ações e discursos antissexistas.  E, por fim, a prática da inclusão rigorosa, reconhecendo que é seu dever criar pessoas preparadas para desafiar toda forma de injustiça e opressão. 

“A diversidade é um tema que deve estar presente na família, de forma que as crianças entendam que todos somos diferentes de várias maneiras e que isso é algo positivo”, destaca a professora. “Abordar esses temas pode ser uma oportunidade maravilhosa para promover a compreensão, a empatia e o respeito a todos e todas desde cedo.” 

Sugestões de como falar sobre diversidade com as crianças 

A autora aponta alguns caminhos para tratar do assunto: 

  • Sobre diversidade étnica e racial, leia livros e conte histórias que apresentem personagens de diferentes origens, explorando a diversidade cultural por meio de músicas, danças, culinárias e tradições de diferentes culturas. Os pais devem mostrar que valorizam a diversidade, por meio de suas ações e palavras, estando abertos a aprender e demonstrar respeito por diferentes culturas, religiões e origens. 
  • Em relação a gênero, converse com as crianças, explicando que meninos e meninas podem gostar de diferentes atividades, brinquedos e cores e que está tudo bem ser diferente. Evite reforçar estereótipos de gênero e promova a ideia de que todos têm direito de ser quem são e devem ser respeitados. 
  • Quanto à orientação sexual, enfatize a importância do amor, do respeito e do consentimento em todos os relacionamentos. Esteja aberto para responder perguntas e garantir que as crianças sintam que podem falar sobre qualquer coisa com os pais ou responsáveis por ela. 
  • Ao abordar os diferentes tipos de deficiência, promova a inclusão, a aceitação e o respeito. Use exemplos simples para explicar como algumas pessoas podem ter mais dificuldades ou limitações em algumas áreas, destacando sempre a importância de valorizar e respeitar as diferenças e semelhanças que existem. 

Maria Célia salienta que é importante adaptar a linguagem e as explicações de acordo com a idade e o nível de compreensão das crianças, mostrando-se paciente e receptivo. Os adultos também devem responder às perguntas delas de maneira honesta e adequada e mostrarem-se prontos para corrigir equívocos e para aprender com as crianças também. “O diálogo aberto e contínuo é fundamental para promover a compreensão mais profunda da diversidade. Ao criar um ambiente inclusivo e acolhedor, os pais ajudarão as crianças a desenvolverem a empatia, o respeito e a compreensão desde cedo”, afirma. 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *