Saiba mais sobre as iniciativas inovadoras e os projetos especiais do Sistema Anglo

Metodologia “aula dada, aula estudada”, plataforma Plurall e manual do professor são exemplos de recursos que contribuem para a aprendizagem dos alunos 

Criado há mais de 70 anos, o Sistema Anglo de Ensino reúne diversas práticas criativas e exclusivas pensadas ao longo dessas décadas. Seus projetos específicos e programas inovadores são o diferencial em sua abordagem e enriquecem a experiência educacional dos alunos

“O Sistema Anglo tem a inovação no seu DNA”, diz Carol Lyra, diretora do Anglo Sorocaba. “Ele foi o primeiro sistema apostilado do Brasil. Essa apostila organizada, do jeito que todos os sistemas de ensino usam hoje, foi uma ideia do Sistema Anglo.” 

Aula dada, aula estudada 

Na época, também foi criada uma ideia fortemente utilizada até hoje, que é o “aula dada, aula estudada”. Essa organização, segundo Carol, refere-se a um conteúdo que é ministrado na escola pela manhã e estudado em casa à tarde, no mesmo dia, por meio de uma “tarefa mínima”. 

“É uma metodologia muito eficiente”, afirma a diretora. “Ela está organizada para o aluno direitinho, explicando o que é a tarefa mínima e o que é a ‘aula dada, aula estudada no mesmo dia’. Isso é mérito do Sistema Anglo. E ela é super inovadora, apesar de ser da década de 1970”. 

Com a era digital, essa ideia foi modernizada, mas nunca abandonada. “Hoje, ela conta com vídeos, pílulas de conteúdo de cada exercício”, conta. Ou seja, cada questão de uma tarefa mínima tem um vídeo para explicar a resposta, sem deixar o aluno desamparado em casa no seu estudo diário. “É algo que junta a tradição com a inovação”. 

Os novos métodos de ensino 

Com o Novo Ensino Médio, as apostilas foram adaptadas para atender aos itinerários formativos com uma linguagem mais moderna e assuntos de vanguarda. “Tentamos trazer o conhecimento de uma forma mais lúdica e significativa, para que de fato aconteça o aprendizado”, pontua a diretora. 

Muitos dos recursos tecnológicos adotados são acessados por meio da plataforma Plurall. Os vídeos que funcionam como “pílulas de conteúdo” de cada exercício podem ser bem aproveitados na época de vestibular. 

Porém, desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os alunos têm acesso a ferramentas como o Matific, que oferece jogos educativos sobre Matemática para aprender e treinar conteúdos. Existem minigames para diferentes níveis de dificuldade e séries letivas. 

Experiência educacional em qualquer lugar 

De acordo com Carol, todas as atividades mencionadas são oferecidas pelo Sistema para todos os seus alunos. “Qualquer escola que tenha bandeira Anglo recebe uma apostila modernizada e o acesso à plataforma Plurall, com aulas gravadas, pílulas de conteúdo e plataforma de redação”. 

Não importa se está em São Paulo capital ou no interior de Goiás, o acesso é o mesmo”, explica ela. O manual do professor também é adaptado para que o docente possa entender como trabalhar com o material e oferecer para o aluno o melhor que o Sistema tem para dar. 

“Ter este cuidado com o material do professor, com os vídeos no Plurall, com um itinerário formativo modernizado, tudo isso enriquece a experiência educacional do aluno”, reforça a diretora. “Ele se sente estudando com um sistema que realmente o ampara e o assiste para que esteja pronto para entrar na melhor universidade da carreira que ele escolher.” 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *