Como fazer boas anotações durante a aula e a leitura

Registrar as principais informações facilita a memorização e a aprendizagem, trabalha a capacidade de síntese e favorece a recuperação dos conteúdos para as provas

Fazer anotações durante uma aula ou leitura é uma estratégia eficaz para manter a atenção nos conteúdos e potencializar a memorização. Rodney Luzio, professor, autor e coordenador do Anglo Vestibulares, acrescenta ainda outras vantagens: “Tomar notas pode servir como exercício de síntese e instrumento de consulta futura e estudo por parte dos alunos.”  

Ao retomar determinado conteúdo, as anotações ajudam a lembrar da explicação do professor. Essa prática também favorece a identificação e a posterior resolução de possíveis dúvidas, etapa fundamental do processo de aprendizagem. 

Técnicas para fazer anotações 

Rodney diz que um excelente caminho é o estudante já anotar o que seria para ele um entendimento de determinado assunto. Ou seja, não exatamente o que o professor diz ou um trecho literal de uma apostila ou obra, mas o que ele compreendeu sobre aquilo que ouviu ou leu. “No caso de exatas, o que ele entendeu de cada elemento de uma fórmula ou de uma modelagem algébrica”, exemplifica. 

O professor considera que a melhor forma de anotar é a pessoa tentar imaginar como ela explicaria aquele assunto para alguém. “Ao fazer isso, o estudante já filtra o que pode lhe parecer relevante. Se fizer sentido para ele, já se mostra eficaz.” Gravar um áudio sobre o assunto, antes de colocar no papel as principais ideias, também ajuda a escolher o que realmente não pode faltar. 

Um ponto importante é a capacidade de selecionar as informações mais relevantes e de conseguir resumi-las, o que já é um ótimo exercício de compreensão. “Quanto mais os alunos exercitarem a habilidade de síntese, mais eficaz serão as anotações”, aponta. “E quanto menos poluída, melhor também ela será.” Nesse sentido, mapas mentais são excelentes formas de conseguir esse resultado.  

Outros elementos fundamentais para boas anotações são os conectores usados para relacionar os conteúdos. Gráficos, figuras geométricas, tabelas ou círculos podem ser utilizados para sintetizar as informações. “Uma ótima estratégia é elencar um grupo de assuntos que possuem relações entre si e, a partir daí, construir um esquema que os conecte”, sugere o professor.  

Por todos esses motivos, usar a anotações de colegas de classe ou simplesmente tirar fotos da lousa e de slides não terão a efetividade do ato de anotar. O ideal é que cada aluno encontre a forma que mais o auxilia, o que pode incluir ainda o uso de canetas coloridas e marcadores de texto e diferentes formatos de registro, como texto corrido ou em tópicos. Manter as anotações de forma organizada, colocar data e título e destacar as palavras-chaves para identificar os principais assuntos são outras dicas que podem ajudar. 

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