Foco deve ser o desenvolvimento integral do estudante, o que inclui hábito de leitura, atividades culturais e cuidados com a alimentação e o sono
O sucesso acadêmico pode ser entendido como a construção e consolidação de conhecimentos nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciência Humanas.
“Dominá-las é questão de primeira ordem para os alunos ao completar a Educação Básica”, diz Cristina Tempesta, autora do Sistema Anglo de Ensino e diretora pedagógica do Grupo Atmo. “Para atingir esse objetivo, a rotina não deve ser apenas de estudo, mas de vida”.
Ações práticas para alcançar o sucesso acadêmico
O desempenho acadêmico diferenciado não é um trabalho trivial de sentar e estudar duas horas por dia, segundo a diretora. “A escola não trabalha mais com conteúdos, ela trabalha com competências”, afirma. “Desde muito cedo, crianças e adolescentes precisam ser vistos de modo completo, um sujeito a ser desenvolvido de maneira integral”.
Algumas estratégias apontadas por ela para melhorar o aproveitamento são:
- Controlar o tempo de tela: o aluno deve controlar o celular, não o inverso. Não é preciso sair das redes sociais, mas planejar e cumprir um tempo máximo de permanência diária nessas mídias.
- Cuidar da alimentação: comer bem é muito diferente de comer muito. A orientação de um nutricionista, quando possível, pode gerar ensinamentos que trarão maior energia e disposição.
- Dormir bem: por pelo menos oito horas por noite. Vale lembrar que, ao se alimentar adequadamente e nos horários certos, o corpo descansa mais, porque não tem que passar parte da noite digerindo alimentos.
- Praticar a leitura: não só de livros de vestibulares. As pessoas só começam a gostar de ler quando descobrem o gênero literário que as agrada. A literatura contribui para compreensão de texto, vocabulário e repertório cultural.
- Separar lugar e horário para estudar: fazer tarefa é uma etapa do estudo, mas ela precisa vir acompanhada de releitura dos textos referentes às aulas daqueles assuntos.
- Ouvir música, ir ao cinema e assistir boas séries: essas atividades culturais ampliam a capacidade de análise e de estabelecer relações entre os conhecimentos da escola e seus usos sociais.
- Fazer refeições com a família: contar como está a vida na escola, o relacionamento com os colegas, perguntar e ouvir notícias dos parentes. Construir lastros afetivos é fundamental para manter a força e o equilíbrio emocional, cultivando o sentimento de pertencimento, segurança e autoestima.
Essas ações preparam o aluno para planejar uma rotina de estudos diários e cumpri-la com energia e foco. “Sem lamúrias, sem resmungos, entendendo que estudar é uma atividade importante dentro da sua rotina de vida e dos seus combinados consigo mesmo”, orienta Cristina.
Cronogramas e metas para a organização do tempo
A organização do tempo e o trabalho de metas são etapas fundamentais para a rotina de estudos. De acordo com Cristina, elas devem ser personalizadas. “Não existe mais um modelo para toda uma escola, uma receita eficaz que funciona para todos os alunos. Ter um planejamento feito sob medida, um a um, junto com disciplina para cumpri-lo é essencial para colher bons resultados”.
Por isso, ela destaca que é fundamental que a escola conheça seu público e seus alunos para traçar um plano de progressão de onde quer levá-los. Ouvi-los, adequar as propostas, criar rotinas e cobrar disciplina para cumprir combinados é essencial para a construção de excelência. “E manter as famílias informadas de tudo sempre”, completa a diretora.
“Os cronogramas de metas para a gestão e organização do tempo começam primeiro com os professores e colaboradores da escola, para depois chegar e fazer a diferença com os alunos”, ressalta. Uma escola sem foco, organização ou metas e com medo das famílias não será capaz de formar seus alunos.
“O material do Anglo é muito potente, forte e exigente”, continua. “Trabalha com relações de conhecimento, com análise crítica, com reflexões e não com acúmulo de conteúdo. Com um material dessa envergadura, junto com uma formação cultural robusta, o sucesso acadêmico é decorrência”, finaliza.