Trabalhar a empatia e outras competências socioemocionais, como lidar com as pessoas e com as frustrações, são alguns dos caminhos
Auxiliar as crianças e os adolescentes a desenvolverem a liderança é importante para prepará-los para os desafios atuais e futuros. Essa competência não apenas os capacita a liderar equipes, mas também promove o protagonismo, a autoconfiança, a comunicação eficaz e a tomada de decisões, habilidades fundamentais para a aprendizagem e para o mundo do trabalho.
Carol Lyra, diretora do Anglo Sorocaba, diz que é fundamental trabalhar com os alunos a empatia, o olhar o outro de forma empática, porque isso já é um dos primeiros passos para formar um líder. “Ele consegue entender o problema do outro e levar uma solução.”
Ela conta que a Somos Educação, da qual o Sistema Anglo faz parte, tem o programa Líder em Mim, em que essas competências socioemocionais são desenvolvidas. “Abordamos a sinergia para realizar as coisas, o ganha-ganha [relações em que há aprendizados e benefícios mútuos], hábitos para tornar a convivência mais tranquila e as pessoas exercerem uma liderança do bem.”
Quando uma criança ou adolescente demostra traços de liderança, é essencial que essa habilidade seja cultivada e aprimorada para garantir que não se torne uma liderança prejudicial ou tóxica. “Uma coisa é a pessoa ter habilidades para ser líder, outra coisa é ela ficar impondo as suas vontades, ser o ‘reizinho’ da sala de aula ou de casa e não aceitar um não. Não dá para confundir isso com liderança”, ressalta. “Um líder precisa saber se relacionar com os outros e aprender a lidar com as frustrações. “O líder de verdade arrebanha as pessoas. E, para isso, você precisa ter um olhar empático com todas elas”, complementa.
A diretora resume as características de um bom líder que podem ser trabalhadas na escola:
- ter empatia;
- saber lidar com as pessoas;
- saber lidar com frustrações;
- não impor vontades;
- entender a importância do grupo;
- compreender a sua influência na vida do outro.
Liderança para o futuro profissional
Além dos benefícios para o ambiente escolar, Carol também aborda como a habilidade de liderança pode ajudar no futuro profissional e pessoal. “Aprimorar essa habilidade significa também desenvolver a cidadania e entender o seu lugar na sociedade, sua importância no grupo e a sua influência na vida do outro.”
Segundo um estudo realizado pela Gallup, uma empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, o líder tem influência em cerca de 70% do engajamento de funcionários em uma empresa.
A diretora ainda pontua que algumas pessoas não possuem o perfil de liderança e que isso não é um problema. “Isso não as torna menores, menos capazes ou menos importantes. Do mesmo modo, não significa que essa pessoa é submissa ou subserviente. Há lugares importantes na sociedade, nas empresas e nas escolas para todos os perfis. Então, não tem problema você não ser um líder”, ressalta.