Personalização do ensino possibilita aprendizagem mais eficiente e inclusiva

Professores podem ajustem suas estratégias de ensino às necessidades e demandas de cada turma e aluno

Em um ambiente educacional diversificado, em que cada aluno traz consigo experiências, habilidades e necessidades únicas, a ideia de um ensino personalizado surge como uma alternativa importante para promover uma aprendizagem mais significativa e inclusiva

Vinícius Araújo, coordenador do colégio Anglo São Paulo, destaca que o aprendizado é um processo continuo, que não ocorre instantaneamente nem de maneira abrupta, mas sim de forma processual e individualizada.  

“Esse processo é diferente para cada aluno, porque o jeito de estudar e compreender as coisas varia de acordo com a pessoa. Cada um entende as coisas de uma forma diferente, tem um determinado jeito para estudar e, portanto, para aprender”, ressalta. Assim, conhecer cada estudante permite ajudá-lo melhor nas suas maiores dificuldades e demandas e a construir um diálogo mais eficiente e próximo com ele. “Isso qualifica melhor as aulas e, consequentemente, o aprendizado, o crescimento e a evolução do aluno”, completa. 

Necessidades individuais no ambiente coletivo

Vinícius alerta, no entanto, que, embora seja importante atender às demandas individuais, um planejamento excessivamente focado em cada aluno pode comprometer a interação e colaboração entre eles, prejudicando a eficácia da aula. “A aula é um evento coletivo. Não é viável preparar uma aula considerando cada estudante individualmente, pois isso pode ser contraproducente.” 

Em vez disso, é fundamental levar em conta o ambiente como um todo, reconhecendo as dinâmicas e relações que ali se estabelecem. “Devemos compreender a sala de aula como um organismo, pois ela também tem identidade própria”, acrescenta. 

O coordenador diz que é preciso pensar em conteúdos e estratégias a partir de uma identidade coletiva da sala, mas é importante ter um espaço na aula para que o professor possa se dedicar a alguns alunos de forma individual. 

Ele sugere três abordagens para atender as demandas específicas dos estudantes: 

  • tirar dúvidas individualmente; 
  • estabelecer diálogos rápidos com alunos específicos durante as aulas; 
  • observar o comportamento e a disciplina de todos os estudantes em cada aula. 

Essas práticas criam um ambiente onde as necessidades individuais são reconhecidas e tratadas. Isso faz com que os alunos se sintam mais valorizados e motivados, contribuindo para o avanço da aprendizagem.

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