Saber trabalhar em equipe é essencial para a vida profissional e acadêmica

Prática promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, como comunicação, argumentação, empatia e cooperação

No ambiente escolar, o trabalho em equipe se destaca como uma estratégia efetiva para impulsionar o desenvolvimento de habilidades como comunicação, argumentação, empatia e cooperação nos estudantes. Essas habilidades fazem parte das competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dizem respeito à mobilização e à aplicação dos conhecimentos adquiridos para resolver questões da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo acadêmico e do trabalho.  

Rodney Luzio, coordenador do Curso Anglo, explica que, no contexto escolar, o trabalho em equipe é visto como uma prática que complementa outras atividades no sentido de diversificar e explorar habilidades que, muitas vezes, não são necessariamente observadas e avaliadas em atividades individuais. 

Segundo ele, o trabalho em grupo pode ser orientado por dois propósitos distintos: aprimorar habilidades existentes ou identificar novas competências. A segunda opção é a mais indicada quando se busca equalizar habilidades entre os alunos

Após a formação da equipe, o coordenador destaca três ações indispensáveis para garantir o sucesso do trabalho: 

  1. Definir papéis e responsabilidades: é importante que cada membro da equipe compreenda claramente qual é a sua função e quais são suas responsabilidades. Essa clareza contribui para o bom funcionamento do grupo e evita conflitos decorrentes de mal-entendidos ou sobreposições de tarefas. 
  1. Estabelecer uma comunicação eficiente: a comunicação é o alicerce de qualquer equipe bem-sucedida. Promover uma comunicação clara e aberta permite que todos os membros sejam ouvidos e encoraja o compartilhamento de ideias. 
  1. Exercitar o respeito e a empatia: o respeito mútuo e a empatia são fundamentais para criar um ambiente saudável e colaborativo. Reconhecer as contribuições de cada membro da equipe, valorizar suas ideias e mostrar sensibilidade às suas necessidades fortalecem os laços interpessoais e aumentam a coesão do grupo. 

“Com base nessas três etapas, o desenvolvimento do projeto, que envolve fases de planejamento, execução e avaliação de resultados, tem maior probabilidade de alcançar bons resultados “, aponta o coordenador. 

Habilidades socioemocionais no trabalho em equipe 

Quando os alunos são incentivados a compreender e respeitar as emoções e perspectivas dos outros, eles se tornam mais receptivos às ideias e opiniões divergentes, promovendo um ambiente colaborativo e inclusivo. “O desenvolvimento socioemocional facilita a comunicação, desenvolve a empatia e, acima de tudo, é um fator essencial na resolução de conflitos”, reforça Rodney. 

Assim, incorporar o trabalho em equipe dentro do ambiente educacional não só prepara os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, mas também contribui para a formação de cidadãos mais empáticos, resilientes e capazes de colaborar de forma mais ativa em diversos contextos sociais e profissionais.

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