5 pontos para considerar ao escolher o curso superior   

Estudantes devem trabalhar o autoconhecimento e pesquisar graduações, instituições de ensino e informações sobre a área profissional em que querem atuar 

Escolher um curso superior e uma profissão é uma das decisões mais importantes da vida de um estudante. Ela não só define o caminho acadêmico, mas também abre portas para as futuras oportunidades profissionais e o crescimento pessoal. Para ajudar os alunos nesse processo, Eduardo Takayuki Katto, do Serviço de Atendimento Psicológico do Anglo Vestibulares, selecionou cinco dicas. Confira a seguir!  
 
1. Invista no autoconhecimento 

A adolescência é um momento de muitas transformações e descobertas. Por isso, nessa fase, é importante entender essas mudanças por meio do autoconhecimento. Conhecer a si mesmo e entender quais são seus interesses, habilidades, valores, aspirações e motivações é muito importante. A partir de todas essas informações, será possível escolher um curso que seja mais alinhado ao seu perfil.  
 
Também são válidas ferramentas como testes vocacionais e orientação profissional, que podem oferecer insights sobre as aptidões e as áreas de maior afinidade do jovem. Esses recursos auxiliam a direcionar a escolha de forma mais assertiva, garantindo que a decisão tomada seja a mais adequada para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 
 
2. Considere o estilo de vida desejado

Pense no estilo de vida que gostaria de ter no futuro. Algumas profissões exigem horários mais flexíveis, enquanto outras podem ter uma rotina mais rígida. Considere também aspectos como a necessidade de viagens, trabalho em equipe ou trabalho individual e se você prefere um ambiente corporativo, acadêmico ou mais informal. 
 
Além disso, avalie as expectativas salariais e a estabilidade financeira que cada carreira pode proporcionar, pois isso pode impactar no estilo de vida a longo prazo.  
 
3. Converse muito  

Outra dica é trocar ideias com os amigos, familiares e professores. Muitas vezes, as pessoas ao redor podem ter um outro olhar sobre você. “Essas informações podem ser levadas em consideração, mas com muito cuidado para que não façamos a escolha baseada apenas naquilo que o outro imagina da gente. Essas múltiplas opiniões podem nos ajudar a nos entendermos melhor”, orienta Eduardo. 

É interessante também conversar com estudantes universitários e profissionais que já estão no mercado de trabalho. Você pode falar com pessoas conhecidas ou encontrá-los em feiras de profissões ou em faculdades. Pergunte: como foi a experiência deles na universidade? Como foi a entrada no mercado de trabalho? Quais são os desafios diários dessas profissões? Como a visão da profissão mudou ao longo dos anos? 

4. Pesquise cursos e instituições de ensino 

O passo seguinte é fazer uma pesquisa sobre os cursos disponíveis na área de interesse. Compare as grades curriculares, as disciplinas oferecidas e as metodologias de ensino. Cheque também quais atividades são oferecidas, como empresas júnior, intercâmbios, estágios etc. “Procure entender como essa formação vai prepará-lo para os desafios futuros e quais oportunidades terá para crescer”, recomenda o psicólogo. 
 
Verifique também quais instituições de ensino oferecem esses cursos e se elas atendem às suas expectativas, em relação à qualidade e aos recursos. Busque rankings e opiniões de ex-alunos. Leve em consideração também a localização e o investimento financeiro que precisará ser feito.    
 
5. Fique de olho no mercado de trabalho 

É fundamental considerar as oportunidades de emprego na área escolhida. Pesquise as demandas do mercado de trabalho, tendências futuras e como o curso pode se alinhar a essas oportunidades. Graduações que combinam suas habilidades e interesses com boas perspectivas de emprego podem ser carreiras promissoras. 
 
Se conhecer algum profissional que atua na área que você tem interesse, vale uma visita ao ambiente de trabalho para conhecer na prática como é o dia a dia. A pesquisa prévia dará uma visão clara das possibilidades e dos desafios que pode encontrar, ajudando a ajustar as expectativas e as escolhas. 
 
Veja também: 

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *