Obter uma pontuação alta na redação é estratégico para garantir uma boa média no exame. Confira 10 orientações que vão ajudá-lo a fazer um texto nota 1.000
Dicas de redação são importantes para os estudantes checarem se estão por dentro dos principais pontos cobrados nessa prova, uma das mais importantes e certamente a mais aguardada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Aplicada no primeiro dia do exame – que, na edição de 2024, será em 3 de novembro — a prova de redação exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre um tema, em geral, do campo social, científico, cultural ou político. O texto deve ser escrito na modalidade formal da língua portuguesa.
O candidato precisa defender um ponto de vista — uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiado em argumentos e fatos consistentes, estruturados com coerência e coesão. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado na temática.
Neste post, vamos trazer as 10 principais dicas de redação para você garantir um bom desempenho nesse exame, além de reforçar a estrutura e o estilo da redação do Enem e a relevância dessa nota. Confira!
10 dicas de redação para quem vai fazer o Enem
Acompanhe as 10 principais orientações para que você escreva um texto que atenda a todas as exigências da prova, divulgadas na “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”, e fique mais próximo de alcançar a nota máxima, os 1.000 pontos:
1. Atente-se aos textos motivadores
Os textos motivadores da proposta de redação do Enem, em geral apresentados em linguagem verbal e não verbal (imagem), ajudam a orientar a reflexão sobre a temática indicada. A ideia é que, a partir das ideias presentes nesses textos, os candidatos tragam outras informações, com base em suas vivências ou repertório sociocultural, que possam contribuir para a defesa do seu ponto de vista.
2. Atenda ao tipo de texto dissertativo-argumentativo
A prova de redação do Enem exige a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo. Isso significa que, com base na situação-problema apresentada, você deverá demonstrar a sua opinião sobre aquele assunto. Também é preciso desenvolver justificativas para comprovar o seu posicionamento e elaborar uma conclusão que dê um fechamento à discussão.
3. Demonstre domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
A redação do Enem precisa ser redigida de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Assim, é preciso usar as convenções da escrita, como as regras de ortografia (de acordo com o atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa), de gramática e de construção sintática. Elas incluem, por exemplo, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismos e adequação de vocabulário.
4. Foque na frase temática
O tema da redação — que em 2023, por exemplo, foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” — é o elemento mais importante da proposta. Isso porque o texto deverá abordar todos os elementos dessa frase. Tenha cuidado para não tangenciar (abordar parcialmente) ou fugir do tema (quando nem o assunto mais geral da frase temática é abordado).
5. Faça um projeto de texto
Para elaborar uma redação que apresente a ideia a ser defendida e os argumentos que justificam a posição assumida, é indicado planejar o texto. Ele deve conter os argumentos que serão usados para a defesa do ponto de vista e a melhor ordem para apresentá-los, de modo a garantir que o texto final seja articulado, claro e coerente.
6. Use boas estratégias argumentativas
Para defender o ponto de vista escolhido, algumas estratégias argumentativas podem ser utilizadas. Alguns exemplos são: dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações de especialistas no assunto, acontecimentos históricos, comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares.
7. Garanta a coesão do texto
Para conectar todas as ideias do texto, é preciso utilizar recursos coesivos que deixem explícitas as relações de sentido entre as partes do texto. Para garantir a coesão textual, observe a estruturação das frases e parágrafos e a articulação entre eles. Também dê atenção à referenciação (uso de pronomes, advérbios, artigos, sinônimos etc para retomar as informações e seguir com o texto).
8. Elabore uma proposta de intervenção
Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema da redação significa sugerir uma ação que busque resolvê-lo. Ela deve responder às seguintes perguntas: o que é possível apresentar como solução para o problema, quem deve executá-la, como viabilizar essa solução e qual efeito ela pode alcançar.
9. Respeite os direitos humanos
Na redação do Enem, a proposta de intervenção deve sempre respeitar os direitos humanos. O documento “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante” indica que, para a avaliação das redações, são considerados os seguintes princípios, entre outros: dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças e diversidades, democracia na educação; e sustentabilidade socioambiental.
10. Cuidado com os itens que zeram a redação
É bom saber quais são as situações em que a redação receberá nota zero para evitá-las. Confira:
- fuga total ao tema;
- texto que não seja do tipo dissertativo-argumentativo;
- ausência de texto escrito na folha de redação (folha em branco);
- extensão de até sete linhas manuscritas ou de até dez linhas escritas no sistema Braille (considerados insuficientes);
- impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
- trecho deliberadamente desconectado do tema proposto;
- nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado ao texto da redação.
E atenção à letra: uma redação incompreensível devido à letra ilegível poderá receber nota zero!
Qual a estrutura e o estilo da redação Enem?
Como vimos, a redação do Enem deve ser um texto do tipo dissertativo-argumentativo, redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Com base na situação-problema apresentada, é preciso apresentar um ponto de vista, desenvolver argumentos para comprovar esse posicionamento e elaborar uma conclusão.
Em geral, a estrutura compreende quatro parágrafos: um parágrafo com a introdução e a apresentação da opinião sobre o tema abordado, dois parágrafos de desenvolvimento (fundamentação dos argumentos apresentados) e um parágrafo final, com a conclusão e a apresentação da proposta de intervenção.
O texto deve ser coerente e coeso, com apresentação clara do ponto de vista e dos argumentos que o sustentam. Cada parágrafo deve trazer informações coerentes com o que foi abordado anteriormente (encadeamento de ideias), com frases e períodos bem estruturados e coesos.
Qual a importância da nota da redação do Enem?
Na avaliação da redação do Enem, o estudante recebe entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências avaliadas:
- Competência I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Assim, a nota da redação pode chegar a 1.000 pontos, o que é muito difícil de acontecer nas outras provas, por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). E, como a média do Enem é calculada pela média dos cinco exames (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Redação), uma nota alta na redação pode contribuir para elevar significativamente essa média.
Quer saber mais sobre como fazer uma boa redação no Enem? Então conheça o Sistema Anglo, que há mais de 70 anos faz parte da vida de gerações e gerações de estudantes, combinando, pioneirismo, tradição e inovação. Experimente o sistema que mais aprova nas melhores universidades do país!
Veja também: