Tentar um bom resultado em um momento de tensão é um dos desafios para o estudante, que aprende a controlar o emocional e acionar os seus conhecimentos
Nas escolas, embora o grande foco seja o aprendizado e o percurso diário de ensinamentos, é necessário algum mecanismo para analisar o desempenho dos estudantes. “Gosto de pensar em avaliação como Aval para Ação. Nesse sentido, os diversos modelos de avaliação estarão conectados com o que se espera saber e com o que se pretende realizar com os resultados obtidos”, comenta Fábio Aviles, autor do Sistema Anglo.
Para esse objetivo, a alternativa mais comum e tradicional, em parâmetros mundiais, é a prova. “Provas têm o seu lugar no mundo – até porque os estudantes passarão por diversas provas ao longo da vida, inclusive para entrar no Ensino Superior e precisam estar prontos para isso.”
Apesar de sua popularidade e frequência no mundo acadêmico, as provas geram ansiedade para muitos estudantes. Por isso, alguns educadores já implementam outros métodos avaliativos, como atividades práticas, enquanto outros afirmam que as provas são, realmente, a melhor opção.
Confira os prós e contras desse modelo de avaliação:
Vantagens de uma prova
“As provas nos permitem obter informações sobre o domínio cognitivo dos estudantes e essa possibilidade é uma de suas vantagens para todos os atores do processo educativo. Além disso, o estudante consegue se preparar para esse instante, identificando, muitas vezes, dificuldades e fortalezas, permitindo que sua pedra bruta vá se polindo antes do momento do exame”, ressalta Aviles.
Até o fator da tensão pode ser benéfico, já que os estudantes estarão mais preparados para encarar exames importantes, como os vestibulares e, em parâmetros gerais, aprendem a controlar o nervosismo. “O momento da prova sempre tem um certo nível de tensão e, ter um bom desempenho em momentos como esse, também faz parte das vantagens para o aluno.”
Já para o professor, a vantagem está no fornecimento de informações que serão analisadas para identificar o estágio atual do conhecimento de seus estudantes e tomar alguma decisão a partir disso.
Desvantagens de uma prova
“A desvantagem do formato está relacionada com a inadequação relativa às informações que se deseja obter ou no uso da avaliação como instrumento de controle disciplinar. Usar prova para acompanhar o desempenho socioemocional, por exemplo, é uma inadequação do instrumento”, explica Aviles.
Em síntese, o conteúdo que uma prova pode cobrar e analisar é limitado, além do fato de ela desconsiderar o cotidiano e as habilidades que são vistas fora do papel.
“Para os estudantes, a prova é um ponto de desvantagem enorme se entendida como o único motivo de seus estudos. Desse jeito, eles só estudam na véspera e todo o esforço para que o estudo seja constante e progressivo vai por água abaixo.”