Confira maneiras de auxiliar as crianças e adolescentes durante um período de transição
O processo de mudança de escola pode ser um momento difícil para os alunos, que talvez precisem abandonar alguns relacionamentos e locais familiares. Pensando nisso, Vinícius de Paula, autor do Sistema Anglo, traz algumas dicas para apoiar os filhos nesse momento.
1. Diálogo
A principal medida que deve ser tomada é o diálogo constante com os filhos. Conversas com sinceridade são essenciais para explicar os motivos da mudança e o que se espera dela. Os pais ou responsáveis devem trazer esse debate ao adolescente, para que ele também possa se expressar e ser ouvido.
2. Buscar a escola
Também é relevante o diálogo com a escola. A construção de pontes entre a instituição de ensino e a família é essencial para entender a escola como uma aliada nessa mudança. O colégio deve fornecer o acolhimento necessário ao adolescente e aos pais, com a coordenação pedagógica à disposição para esclarecer detalhadamente todas as possíveis dúvidas.
3. Entender o projeto pedagógico
A compreensão do porquê escolher determinada escola e do que ela tem a oferecer é fundamental. Só assim será possível começar a combater as incertezas e entrar em um ambiente de maior concretude nessas mudanças. É preciso entender de maneira aprofundada o projeto pedagógico e o método de ensino da instituição, para observar se eles estão de acordo com os objetivos e valores da família.