Estudo e diversão devem sempre andar juntos. Por isso, planeje, converse e motive!
Se existe um desejo que todos os pais têm em comum é que o filho vá bem na escola. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.
A criança possui inúmeros obstáculos para estudar: a programação da TV, o videogame, os jogos do tablet, a Peppa Pig, os carrinhos de brinquedo, tudo parece mais interessante que um tempo de estudos.
A maioria das famílias se angustiam com essa concorrência desleal e acabam proibindo as diversões do pequeno. Mas saiba que essa não é a melhor atitude a se tomar: um bom estudo não requer renúncia em diversão.
Segundo pesquisas conduzidas pelo cientista Robert Stickgold, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, noites de sono e tempo para o lazer são fundamentais para manter a boa disposição do seu filho para estudar.
Um caminho para que ele tenha um tempo de estudo mais produtivo é planejar e ter um bom roteiro de atividades. Confira dicas da assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Débora Hoffmann:
1. Defina com ele um horário de estudo.
O cérebro se habitua a estudar quando existe uma rotina. Sempre no mesmo horário. Isso pode ser proposto de maneira leve e convidativa: “que tal fazermos desta forma? Ficará melhor para você?”.
2. Atenção exclusiva nos estudos.
Hora de estudar é hora de estudar. Computador, televisão e outros aparelhos precisam ser desligados para que o estudo seja mais produtivo. Não tem jeito. Mostre a importância do foco!
3. Estabeleça metas.
o que vai estudar e o que deseja alcançar. A criança pode ser uma grande administradora e sentir satisfação em ser a responsável por alcançar seus objetivos, desenvolvendo assim a sua autoestima.
4. Como estudar.
Uma ideia é sugerir para o seu filho intercalar as matérias preferidas com as que ele não gosta tanto. Ninguém gosta de tudo, ajude-o a se desafiar no que tem menos afinidade.
Estudar é um hábito a ser desenvolvido para a vida, por isso mostre a importância disso para ele. Relacione o que ele está aprendendo com o dia a dia dele, seja parceira da escola nesse processo.
Se tiver seu caderno de escola, mostre a ele. Fale sobre o que mais gostava de estudar. Isso também pode motivá-lo.
Por último e não menos importante, respeite o tempo dele e acredite: ao longo dos anos, isso se tornará um hábito.
Estudar com tranquilidade pode ser mais difícil para algumas crianças, mas quando elas percebem o real significado, todas são capazes de aquietar-se para fazer a lição de casa e obter satisfação com a tarefa.
O planejamento, o diálogo, a motivação, o tempo de descanso e lazer ajudarão.