100 dias para o Enem: como se preparar na reta final

Com a aproximação do exame, estudantes devem criar uma rotina de estudos estratégica

A 100 dias para o início do Enem 2021 é importante que o candidato entenda que seu tempo de preparação é limitado e, portanto, precisa ser bem aproveitado. Para isso, é importante que ele defina uma rotina de estudos estratégica. 

“Apesar da palavra ‘rotina’ ser encarada muitas vezes como algo monótono, quando se trata de preparação para o vestibular ela é um dos grandes segredos do sucesso”, explica Madson Molina, autor de Física do Sistema Anglo. 

Nessa rotina, Molina destaca que é fundamental intercalar os períodos de estudo com momentos de descanso e relaxamento. Além disso, criar um cronograma baseado no próprio perfil e nas suas necessidades, ou seja, realmente personalizado, faz toda a diferença. 

“Se procurar na internet, vai encontrar diversos planejamentos prontos, mas que foram pensados por outras pessoas. Então, a orientação é que o jovem faça uma reflexão em relação a sua formação do Ensino Médio, quais são seus pontos fortes e pontos a desenvolver”, diz o autor. Vale lembrar que existe todo um investimento que foi feito na formação de Educação Básica do estudante e isso deve ser aproveitado. 

Também é importante que o candidato esteja preparado para a realidade da execução da prova. Dessa forma, os simulados são os melhores aliados dos estudantes. “A simulação é fundamental para que ele identifique conteúdos mais cobrados e quais estratégias vai utilizar para cada dia de prova. Afinal, o primeiro dia do Enem é completamente diferente do segundo e, portanto, as estratégias na execução das provas devem ser distintas”, afirma. Depois, com o gabarito em mãos, ele precisa refletir sobre o que deu certo e o que pode ser melhorado. Assim, estará mais preparado quando o exame chegar e poderá fazer a prova com embasamento e segurança.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *