Ampliar o próprio repertório pode ser divertido?

Segundo o professor Felipe Leal, do Anglo Vestibulares, a leitura de conteúdos diversos é indispensável para a ampliação do repertório e do vocabulário

Na preparação para o vestibular, os estudantes precisam estar atentos, além dos conteúdos teóricos, à escrita da redação. Para essa etapa, ter um bom repertório pessoal e um vocabulário amplo são ferramentas excelentes.

Facilitando o estudo dos jovens, esses dois fatores estão interligados. Ao adquirir mais repertório, amplia-se o vocabulário (e vice-versa). Além disso, expandir essas habilidades pode ser algo feito naturalmente, inclusive fora do ambiente escolar.

Como o estudante pode ampliar o seu repertório?

“A melhor maneira de ampliar o repertório é por meio da leitura. Aprendemos mais com o uso contextualizado dos termos. Assim, é impossível desvincular a busca de repertório da criação de um hábito de leitura”, explica Felipe Leal, professor do Anglo Vestibulares.

Portanto, o estudante aumenta o seu repertório conforme lê, não importa qual seja a obra. Vale pontuar que esse avanço está ligado diretamente à ampliação do vocabulário, o qual se torna muito maior quando o estudante domina novos conhecimentos.

Como fazer da ampliação do vocabulário algo divertido?

Ao contrário do que muitos pensam, conhecer mais palavras da Língua Portuguesa não precisa ser um processo chato ou regrado. O indivíduo pode fazer isso de maneira natural, realizando adaptações em seu cotidiano.

“Uma boa dica é procurar temas do interesse de cada um, e buscar ampliar as fontes, em especial dando importância para a leitura de livros (em meio digital ou físico)”, aponta Leal. Desse modo, se o estudante ainda não possui o hábito de ler no dia a dia, pode começar por conteúdos relacionados aos seus hobbies e interesses pessoais, por exemplo.

Atualmente, é possível encontrar diversos produtos gratuitos na internet ou assinar planos virtuais, o que é um bom caminho para quem gosta de tecnologia. Aos que procuram, justamente, desconectar-se um pouco, as livrarias e bibliotecas também estão mais completas do que nunca.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *