3 dicas para acompanhar as leituras cobradas pelas instituições de ensino

Paulo Oliveira, autor do Sistema Anglo, traz três dicas para os estudantes não desistirem das leituras ao longo do ano de estudos

Além dos conteúdos teóricos e objetivos da Língua Portuguesa, é natural que as instituições de ensino incluam a leitura e a discussão de livros no plano de aulas. Isso porque o contato com essas obras permite que o estudante conheça mais sobre a cultura brasileira, o comportamento humano e temáticas pertinentes para a sociedade como um todo.

Logo, em um único exercício (no caso, a leitura), as turmas refletem sobre questões humanas e, ainda, observam o emprego da língua e da escrita na prática. O problema é que, muitas vezes, os estudantes não conseguem ler esses livros, por falta de interesse ou por acharem a compreensão difícil.

Além do repertório ser extremamente importante para a vida dos estudantes, essas leituras podem ser cobradas nas avaliações, sejam elas da própria escola ou dos vestibulares. Pensando nisso, Paulo Oliveira, autor do Sistema Anglo, deu três dicas para os alunos acompanharem as leituras cobradas pelas instituições. Confira:

1. Adotar uma postura “simpática” em relação à leitura

“Abrir-se para a possibilidade de conhecer os pontos de vista e as visões de mundo registradas em cada obra é essencial”, afirma Oliveira. Logo, é fundamental que o estudante deixe de lado preconceitos com o texto, estando disposto a mergulhar no universo do livro.

2. Privilegiar a leitura das próprias obras

Em vez de ler adaptações ou apenas resumos didáticos, os estudantes devem priorizar a leitura das edições indicadas pela instituição de ensino. Há um motivo pelo qual aquela versão foi escolhida e, na prática, a conexão com a própria obra é muito mais profunda e benéfica do que seguir caminhos curtos. Para as avaliações, a preparação também será maior.

3. Valer-se de textos acessórios

Principalmente para a leitura de obras mais antigas, em que o vocabulário e o contexto são menos familiares, é vantajoso fazer uso de textos acessórios. Nesse sentido, o leitor pode consultar dicionários e análises para facilitar a compreensão do livro.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *