Ter disciplina, focar nos conteúdos mais desafiadores, registrar dúvidas e equilibrar a rotina de estudo com outras atividades são algumas das orientações
O dia do vestibulando, comemorado em 24 de maio, é uma data dedicada a homenagear todos aqueles que estão se preparando para ingressar no ensino superior. O período é de muita concentração e estudo intenso, o que demanda foco, organização e compromisso dos estudantes com seus objetivos.
Essa fase também costuma ser um momento de incertezas, em que o vestibulando enfrenta muitas dúvidas e desafios. “A única certeza que o aluno possui é a de que deve comparecer às aulas, absorver o conteúdo, fazer as tarefas e saborear a satisfação das respostas corretas, tudo isso contribuindo para o seu progresso”, aponta Madson Molina, autor e coordenador do Anglo Vestibulares. “Cada pequena vitória, por menor que seja, é como um biscoitinho de recompensa que motiva o estudante a retornar no dia seguinte e continuar esse ciclo.”
Madson diz que há uma infinidade de orientações a serem seguidas, mas se ele tivesse de destacar uma seria, sem dúvida, a disciplina. É ela que guia os estudos de forma precisa em direção aos objetivos dos alunos.”
Segundo ele, embora seja difícil eliminar o estresse durante o período de preparação, às vezes, é possível sair um pouco da bolha do vestibular. “Os momentos de convívio com amigos e familiares são importantes para relaxar. Além disso, praticar esportes e atividades físicas também são excelentes formas de encontrar momentos de alívio e relaxamento”, completa.
Como planejar os estudos para o vestibular
O coordenador sugere duas estratégias de organização e planejamento aos estudantes. São elas:
- Priorizar tarefas conforme as habilidades do estudante. Quando o vestibulando assiste a uma aula e percebe que possui alta proficiência naquela matéria especifica, não faz sentido dedicar-se a tarefas básicas relacionadas a aquele conteúdo. Em vez disso, é mais proveitoso focar em desafios complementares que ampliam os conhecimentos naquela área. Por outro lado, se identificar uma grande dificuldade em determinada aula, o foco deve ser na resolução de dúvidas e na realização das tarefas básicas daquela disciplina de forma estruturada.
- Registro sistemático de dúvidas. Bons estudantes têm dúvidas e as registram. Uma dica é organizar esses registros em uma pasta sanfonada, em que cada divisória corresponde a uma disciplina ou área de estudo. Ao compilar as dúvidas em categorias claras, torna-se mais fácil organizar o processo de estudo, ajudando na tomada de decisões sobre o que revisar antes das férias e na reta final dos vestibulares.
Madson destaca que o erro mais prejudicial é quando os alunos se limitam a estudar apenas aquilo que lhes agrada. Essa abordagem pode criar a falsa sensação de que estão cumprindo com suas responsabilidades. “Investir tempo e esforço nos pontos fracos é importante, especialmente considerando que o vestibular não é apenas uma prova”, reforça. “Fortalecer apenas os pontos onde já se tem alta performance não é estrategicamente vantajoso, pois é necessário buscar competitividade em diversas áreas do conhecimento.”
Como equilibrar a rotina de estudos com outras atividades
Durante essa fase intensiva de preparação, os estudantes precisam encontrar um equilíbrio entre os estudos e outras atividades, como o lazer e a prática de exercícios físicos.
“Para alcançar esse equilíbrio, o vestibulando deve estabelecer uma rotina de estudos e uma organização sólida, com a sequência de aulas definidas e os horários dedicados às tarefas”, recomenda o autor.
“Na rotina, é importante reservar tempo para o lazer, atividade física e socialização. Naturalmente, o tempo dessas atividades deve ser necessariamente menor em comparação ao tempo dedicado aos estudos”, afirma. “Afinal, esse é um período importante em que o esforço e a dedicação serão recompensados com os resultados.”